domingo, julho 27, 2003

Em expansao vertiginosa


Marte próximo da Terra

Marte vai ter, na madrugada de 27 de Agosto, a sua maior aproximação à Terra dos últimos 60000 anos .
As orbitas dos planetas à volta do Sol são elipses. A orbita da Terra é quase, quase circular. Assim a distância da Terra ao Sol varia ao longo do ano de apenas dois por cento enquanto que sendo a orbita de Marte menos circular (mais excêntrica), a sua distância ao sol varia 9% ao longo de um ano de Marte. Marte está mais afastado do Sol e demora 687 dias terrestres para percorrer a sua órbita. Neste momento Marte e Terra estão do mesmo lado do Sol o que torna este planeta visível. De 26 em 26 meses Marte e Terra estão em oposição ou seja Sol, Marte e Terra estão sobre uma linha recta do mesmo lado do Sol. A próxima oposição vai ocorrer a 27 de Agosto deste ano (ver o artigo em www.space.com ).

Como a oposição se pode dar com a Terra e Marte em qualquer posição ao longo das suas orbitas a distância em oposição pode variar muito. A maior aproximação ocorre quando a Terra está próxima do afélio (mais longe do Sol) e Marte mais próximo do periélio (mais perto do sol). Como a orbita de Marte é mais excentrica que a da Terra é mais importante, para que a aproximação seja maior, que a oposição se dê próximo do periélio de Marte.

Como se vê na imagem seguinte a oposição está prestes a ocorrer. A 27 de Agosto a distância entre os planetas será então de 55758006 Km (55,76 milhões de Km)
A seguinte imagem retirada do Jet-Propulsion Laboratory da NASA é actualizada de 10 em 10 minutos.
(...)
Posted by luke 10:46 PM

Nota: As imagens encontram-se no blogue Em expansao vertiginosa, e o post não acaba por aqui...