quinta-feira, julho 31, 2003

Razao Impura


Tanto Einstein como Deus tornou-se visivel falam nos processos de certeza da ciência.

O primeiro afirma:

A principal fonte dos conflitos actuais entre a esfera da religião e a da ciência reside no conceito de um Deus pessoal. A ciência tem por objectivo estabelecer regras gerais que determinem a conexão recíproca de objectos e acontecimentos no tempo e no espaço. A validade absolutamente geral destas regras, ou leis da natureza, é algo que se pretende, mas não se prova. Trata-se sobretudo de um projecto, e a confiança na possibilidade da sua realização; em princípio, fundamenta-se apenas em sucessos parciais. Seria difícil, porém, encontrar alguém que negasse esses sucessos parciais e os atribuísse à ilusão humana.

O segundo pergunta:

...será que o "religioso" é o que prefere o método dedutivo (partindo de hipóteses ou crenças) e o "cientista" o que prefere o método indutivo que se baseia em resultados experimentais? E se os dois métodos forem igualmente válidos?

Parece-me que conforme diz Einstein, sendo o sujeito do conhecimento o sujeito que aplica o método, na religião o individuo e na ciência a sociedade, ao religioso não é acessível um método indutivo igual ao da ciência, mas apenas o da experiência individual. Ao contrário, a ciência nada pode deduzir de uma experiência única e individual. A ciência luta contra o tempo. A religião contra a diversidade.
posted by Antonio @ 19:58