terça-feira, agosto 05, 2003

Razao Impura


Deus e a Ciência

Podemos ler em Deus tornou-se visível:

A interpretação dada por Hubble sobre a cor das galáxias veio fornecer argumentos favoráveis à teoria do Big Bang. Se o universo está em expansão, a distância entre os seus constituintes deve ter sido menor no passado. Prolongando este raciocínio para um passado cada vez mais recuado, poder-se-á admitir que, num dado instante, tudo estaria concentrado num ponto e que no começo do mundo houve a mais violenta de todas as explosões. Uma bomba, feita com toda a matéria existente no universo, mas do tamanho de um ponto, isto é, sem dimensão, rebentou! Terá sido esta a origem do universo?

Parece paradoxal. Por um lado a dedução lógica das observações leva-nos a crer que o universo, o seu tempo e o seu espaço, nasceram do nada absoluto. Por outro é dificil de imaginar como alguma vez pôde não haver nem tempo nem espaço.

Muitos físicos acreditam no principio antrópico, que o mundo só é aquilo que o homem pode saber que é. Dentro das suas limitações. E neste sentido só vale aceitar que alguma vez o que únicamente existiu foi um Nada. Um Nem eterno, nem nano-pico-microscópico, sómente Nada, o inconcebível.

Em Motion Mountain podemos encontrar muitas explicações sobre este assunto.

A origem do significado das coisas não está na luz, na cor, no cheiro, no sabor, no tacto ou em qualquer reacção bioquímica. O significado das coisas nasce exclusivamente na mudança e é ela que faz o nosso mundo interior e exterior. Por isso não é paradoxal que não entendamos o Nada porque o nada é aquilo que não é.

Pode-se pensar que isto assim é o primeiro passo para negar qualquer intuição religiosa. O mundo é o que o homem é, e não há mais nada de especial sobre o assunto. Mas a coisa não é tão simples assim. Se há mudança como alguma vez pôde não haver? O que é de facto a acção, a mudança?

A ciência pode explicar a razão de tudo menos a razão dos seus próprios métodos. E quando o pretende fazer fá-lo sobre um abismo sem fim de razão impura.
posted by Antonio @ 23:18