domingo, outubro 26, 2003

Bactéria Blog


Lemingues - a jogo e a vida

O João do A-Metamorfose deixou um post sobre os Lemmings - o jogo. Consiste este em encaminhar uma horda imparável destes gélidos mamíferos até a um local de escape. Imparável é mesmo o termo porque, caso não se consiga pôr alguns deles a trabalhar no sítio certo (trepar, escavar, montar escadas, etc etc), eles seguirão marcha para um suicídio colectivo.

1 – Nunca joguei os Lemmings excepto uma vez. C. estava à 4 dias a tentar passar um nível sem sucesso. Em 5 minutos dei-lhe a minha sugestão que funcionou à primeira. A bem da verdade, há que dizer que foi C. quem os conduziu. Ainda em prol da mais pura das verdades, C. sempre esteve a milhas de mim no que toca a softwares e a hardwares… quão contente ficou o meu ego, nesse dia!

2 – A versão viva, o Lemingue, é um pequeno roedor, que habita terras frias (península Escandinava e noroeste da Rússia). Permanece dia e noite em actividade escavando no solo galerias que constituem o seu abrigo. O mais fantástico acerca destes bichos (aquilo que eu conhecia antes de procurar mais informação) é que, tal como no jogo, estes, ocasionalmente, suicidam-se colectivamente. A razão para tal bizarro comportamento não é conhecida. Sabe-se que, periodicamente, o número de indivíduos oscila grandemente. Possivelmente, após um período de condições favoráveis a população cresce consideravelmente obrigando a que muitos procurem novas paragens. O lemingue parte para esta aventura individualmente mas, dado serem poucas as rotas utilizadas, acabam por formar grandes hordas em trânsito. Para muitos destes roedores a marcha termina junto aos fiordes de onde se mandam fatalmente para o mar. Existem lendas relatando marés de Lemingues capazes de atrasar a marcha dos navios e até de os fazer tombar sobre o seu peso ao tentarem sair de água.

Se algum Biólogo estiver disposto a dar mais informação, agradeço.
Escrito por Hugo A.

1 Comments:

At 8:19 da tarde, Anonymous Anónimo said...

segundo scientistas, por causa da superpopulaçâo procuram outros lugares,fazem a emigraçâo em seguindo um dos seus supostos chefes de grupo.Quando se lançam ao mar,à procura d'outros lugares morrem de cansàço, os que ficam voltam ao seu lugar original,justo ao pròximo retorno

 

Enviar um comentário

<< Home