sábado, novembro 01, 2003

Abundante tempo livre


Anomalia - Pioneer 10/11

Mission Status - Pioneer

A anomalia na trajectoria das sondas Pioneer 10 e 11, detectada a 20 - 70 UA do Sol, consiste numa aceleração constante de 8.74 +- 1.33 x 10^-8 cm/s^2 dirigida para o Sol.

A Pioneer 10 foi lançada em 1972 e a Pioneer 11 em 1973 e ambas têm uma trajectoria com a mesma anomalia e abandonaram o sistema solar, respectivamente, em 7 de Fevereiro de 2003 e a Novembro de 1995. A particularidade é cada uma destas sondas foi lançada em direcções opostas no sistema solar. A Pioneer 10 foi projectada para durar 10 anos mas sobreviveu 30!

Foram feitos cálculos cuidadosos para determinar qual a causa desta anomalia, pequenas flutuações da massa das sondas, um parafuso que caiu? Radiação solar... Poeira no sistema solar...

Foram lançadas algumas hipóteses mais arrojadas, como por exemplo, correcções à lei de gravitação universal, tipo potêncial de Yukawa para os nucleões cujos os efeitos só seriam detectados a grandes distâncias, introdução de teorias tipo Relatividade Geral (RG) mas em 5 dimensões, teorias bi-métricas, introdução de um campo escalar em RG, etc...

Mas continua tudo em aberto!

P.S.
Lembrei-me disto a propósito do modelo padrão na A aba de Heisenberg na referência à gravitação. João, o da aba, como não consigo comentar o post, não tenho o Java instalado em casa, deixo aqui um link de um colega amigo que estuda Phenomenology of Supersymmetric Integer Charge Quark Theories.

Contribuído por tca por volta das 22:19