domingo, outubro 26, 2003

E Deus tornou-se visivel...


Supercordas

A física de A Base do Optimismo colocou o seguinte comentário ao post anterior:

Tenho a mesma impressão acerca do tempo: para mim, é uma grandeza de propriedades ainda desconhecidas. Até os mecanismos de percepção do tempo pela mente humana me intrigam muito. Concordo que Faraday tenha sido um místico de percepção além da comum. Ah, sim! Precisava perguntar qual a sua opinião sobre a teoria das Supercordas. Abraços.

Cara Cath: Obrigado pelo seu comentário. Se eu perfilhasse a opinião de muitos físicos, de que as teorias são meros modelos matemáticos que descrevem de forma aproximada a realidade, eu dava o meu inteiro apoio à teoria das Supercordas. Pretender "compreendê-la", acho inútil. Por mais que me esforce, não consigo ver, no espaço físico, mais do que três dimensões e admito que o tempo possa ser, formalmente, tratado como outra dimensão. A minha compreensão pára aí. Mas admito que mentes mais iluminadas consigam visualizar espaços físicos n-dimensionais. Por outro lado, a teoria procura a grande unificação através de uma descrição uniforme dos componentes da natureza: todas as partículas fundamentais, incluindo as partículas de força, são cordas extremamente tensas com diferentes modos de vibração. Mas, de que material são feitas as cordas? Acha que um filósofo fica esclarecido com esta base?
12:17 PM H. Sousa