quinta-feira, julho 31, 2003

E Deus tornou-se visivel...


João Magueijo IV

Segundo uma das teorias cosmológicas a que facilmente se adere (o Big-Bang), todo o universo teve origem numa grande explosão. A matéria do universo estaria concentrada numa singularidade. A explosão deve ter-se dado com uma violência tal que ainda hoje os seus estilhaços se afastam por efeito do impulso inicial.
Esta teoria, induzida por observações astronómicas que sugerem que as galáxias se afastam umas das outras, apresenta, pelo menos, uma dificuldade: se toda a imensa quantidade de matéria do universo estava junta, a força da gravidade sobre qualquer porção constituinte dessa massa era enorme. Assim, a velocidade de escape no momento da explosão teria que ter ultrapassado em muito a velocidade da luz. Ora, a teoria da Relatividade Restrita de Einstein proíbe velocidades superiores à da luz.
João Magueijo teve a coragem de dizer: OK! Não podemos ultrapassar a velocidade da luz agora, mas quem nos diz que a legislação divina não se alterou ao longo do tempo? Efectivamente, segundo Magueijo a velocidade da luz é variável no tempo e tem vindo a decair. Esse decaimento não é contínuo mas dá-se, possivelmente, por saltos.
"O maior elogio que uma teoria pode receber só a natureza pode fazer-lho - quando se mostra que a teoria prevê correctamente os resultados experimentais."
A teoria V.S.L. (Variable Speed of Light) parece ter tido uma confirmação experimental na interpretação dada a observações de astrónomos australianos (pág. 210 do livro de Magueijo).
Mas Magueijo foi mais longe: segundo ele, a velocidade da luz pode não ser igual em toda a parte, pelo menos numa das versões da V.S.L..
8:41 PM H. Sousa