domingo, julho 27, 2003

E Deus tornou-se visivel...


Velocidades superiores à da luz no vazio II

Não posso deixar de dar uma certa razão a Em Expansão Vertignosa ao considerar que se a interpretação das experiências Michelson-Morley for a de que a velocidade da luz não depende do sistema de referência, segue-se logicamente que ela é a velocidade limite no Universo. Mas isso é o que já aqui se tinha referido em post anterior: justificar a velocidade limite com a própria teoria da Relatividade Restrita.
Proponho o seguinte raciocínio independente:
Para os planetas, o Sol está, praticamente, parado no centro do Sistema Solar. Relativamente ao Sol "parado" a Terra gira a uma velocidade de cerca de 30 kilómetros por segundo! Mas o Sol, de facto, também gira em torno do núcleo da Via Láctea a uma velocidade de perto de 240 kilómetros por segundo! E a galáxia? É possível que, de igual modo, esteja animada de uma velocidade ainda superior em torno do centro do grupo de galáxias. Onde pára este rodopio? No infinito?
Na hipótese de um Universo infinito, onde o movimento circular se vai ampliando sempre, a Terra, ou qualquer outro corpo, já teria atingido a velocidade limite no referencial absoluto, se esta velocidade existisse. Se já tivéssemos atingido a velocidade limite, estaríamos perante um paradoxo: "sabemos" que podemos aumentar de velocidade em todas as direcções do espaço. Universo infinito é, portanto, incompatível com velocidade limite. Em sentido inverso, havendo velocidade limite, o Universo é, necessariamente, finito.
9:21 PM H. Sousa