sábado, agosto 02, 2003

E Deus tornou-se visivel...


Micro e macrocosmos

Do microcosmos ao macrocosmos, da sua origem ao seu fim, o universo é descrito por leis físicas compreensíveis pelo espírito humano.
Frase transcrita do livro de Heinz Pagels, "Simetria Perfeita", Gradiva, Lisboa, Fev. 1990.

O que o autor não exige é que as mesmas leis possam descrever simultaneamente os fenómenos do micro e do macrocosmos.
É bom que nos lembremos que no início do século passado a Física não conseguia explicar, de forma cabal, as propriedades dos átomos. Duvidava-se até da sua existência real. A única abordagem que trouxe uma vaga compreensão do mundo atómico e sub-atómico foi a da Mecânica Quântica com novos e estranhos conceitos que nem mesmo Einstein conseguia aceitar, embora tenha contribuído para o seu aparecimento com a interpretação que deu do efeito foto-eléctrico.
À escala do macrocosmos os fenómenos tiveram, a partir de Newton, explicações bastante aceitáveis que nos fizeram crer na previsibilidade absoluta do universo, exceptuando-se aqueles fenómenos onde o número de variáveis é de tal ordem que os nossos métodos e recursos não permitem fazer previsões fiáveis.
O Sistema Solar é exemplo de um sistema previsível cujo tratamento não requer mais do que a Mecânica de Newton podendo, para maior rigor, utilizar-se a Relatividade Geral de Einstein em alternativa. Vide o interessantíssimo simulador do sistema solar no site recomendado por Em Expansão Vertiginosa.
Uma teoria que explique todos os fenómenos, do infinitamente pequeno ao infinitamente grande, será relativista, quântica, as duas em simultâneo ou, pelo contrário, totalmente diferente das teorias existentes? Múltiplas dimensões espaciais? Cordas, Supercordas, Elásticos ?
5:33 PM H. Sousa