segunda-feira, julho 28, 2003

E Deus tornou-se visivel...


As reacções não se fizeram esperar!


É evidente que, para quem já interiorizou e aceitou os actuais paradigmas, "E Deus tornou-se visível..." soa a blasfémia. Mas uma das mensagens que captei de Magueijo é, exactamente, que devemos aprender a pôr em causa os paradigmas, mesmo que venham de Einstein.
Evitarei entrar em diálogo aberto com outros blogs afins aos quais agradeço a atenção crítica; levo os seus comentários muito em conta no desenvolvimento deste blog. Não terei qualquer problema em admitir estar errado porque em ciência é mesmo assim. Podemos sempre provar que algo está errado. Inclusive os erros de lógica andam sempre à espreita e temos que lhes dar uma enorme atenção.
Em relação ao esclarecimento do autor de Em expansão Vertiginosa ao afirmar que é físico mas não especialista em Astronomia, Cosmologia ou Relatividade devo referir também que tenho umas bases de física e gosto de ler sobre os problemas cosmológicos e sobre filosofia; mas a minha profissão nada tem a ver com o que aqui escrevo. Talvez, por isso, não me sinta constrangido a dizer exactamente o que penso. A minha preferência vai para as questões fundamentais, tais como: O que será a luz? Onda, corpúsculo, corpúsculo-onda (o que é isso?), campo?
As ciências naturais são ciências indutivas. Será possível torná-las dedutivas? Este será um dos meus próximos temas, continuando, é claro, a falar também dos outros, nomeadamente da Cosmologia de Magueijo, de Einstein, etc.. Big-bang, sim ou não? Universo fechado e/ou aberto. Velocidade da luz e velocidade limite. Natureza do tempo, do espaço e da matéria. Unificação das forças. Mudança de escala. Etc..
11:04 AM H. Sousa