segunda-feira, julho 28, 2003

Em expansao vertiginosa


Universo finito/infinito e velocidade da luz

Relativamente ao post Velocidades superiores à da luz no vazio II
do E Deus tornou-se vísivel :
Diz-se a certa altura,

"Universo infinito é, portanto, incompatível com velocidade limite. Em sentido inverso, havendo velocidade limite, o Universo é, necessariamente, finito."

Não me parece. A transformação de Lorentz dá sempre velocidades relativas inferiores à da luz quer o universo seja finito ou infinito. Saber se o universo é finito (fechado) ou infinito (aberto) depende de se saber qual a massa do universo e a teoria aplicável é a Relatividade Geral e não a Relatividade Restrita. Este assunto é abordado no quinto capítulo, Esfinge Cosmológica, do livro do João Magueijo. Como aí é explicado o nosso universo parece ter de ser plano, infinito, mas na fronteira entre o universo aberto e o universo fechado. Um dos problemas cosmológicos que a teoria da velocidade da luz variável pode resolver é o problema da exigência de uma extraordinária precisão na expecificação das condições iniciais do universo (para que seja plano. Ver pags 108 a 109 da edição portuguesa). Se assim for é possível evitar o recurso a principios antrópicos como "tábua de salvação" ( o universo é como é porque se não fosse como é não existiriam seres inteligentes capazes de perguntar: como é o universo? ) .

Haveria muito para discutir, sobre estes temas, mas estou de partida para férias. Embora a Física seja a minha "profissão" sou apenas um aficionado e não um especialista, de Astronomia, Relatividade e Cosmologia.
Posted by luke 1:16 AM