segunda-feira, julho 28, 2003

Razao Impura


Velocidade da luz

Diz a certa altura E Deus tornou-se visivel :

Na hipótese de um Universo infinito, onde o movimento circular se vai ampliando sempre, a Terra, ou qualquer outro corpo, já teria atingido a velocidade limite no referencial absoluto, se esta velocidade existisse. Se já tivéssemos atingido a velocidade limite, estaríamos perante um paradoxo: "sabemos" que podemos aumentar de velocidade em todas as direcções do espaço. Universo infinito é, portanto, incompatível com velocidade limite. Em sentido inverso, havendo velocidade limite, o Universo é, necessariamente, finito.

Parece haver aqui um mal entendido. Se consideramos por hipotese um universo infinito não pode haver nele nenhum referencial absoluto, não o podemos considerar. A resposta para o paradoxo é apenas uma: relativamente a qualquer ponto do universo nada se pode mover mais rápido do que a luz, independentemente da sua finitude ou infinitude.

Poderemos perguntar: e então dois fotões deslocando-se na mesma direcção e em sentidos opostos? Um não vê o outro a deslocar-se mais rápido do que a luz?

Não, o outro fotão pertence ao seu passado, já não o pode ver. Como disse Einstein: "... o espaço-tempo não é necessáriamente algo a que possamos atribuir uma existência separada e independente dos objectos da realidade física. Objectos físicos não estão no espaço. Estes objectos são espacialmente estendidos. Assim o conceito de "espaço vazio" perde o seu significado."
posted by Antonio @ 23:32