terça-feira, julho 29, 2003

E Deus tornou-se visivel...


Resposta a duas críticas

Foram tecidos, por blogs afins, os seguintes reparos em relação à minha experiência mental que relaciona a finitude do Universo com a velocidade limite:

Razão Impura:
Parece haver aqui um mal entendido. Se consideramos por hipotese um universo infinito não pode haver nele nenhum referencial absoluto, não o podemos considerar. A resposta para o paradoxo é apenas uma: relativamente a qualquer ponto do universo nada se pode mover mais rápido do que a luz, independentemente da sua finitude ou infinitude.

Objectos físicos não estão no espaço. Estes objectos são espacialmente estendidos. Assim o conceito de "espaço vazio" perde o seu significado."


Em expansão Vertiginosa:
Saber se o universo é finito (fechado) ou infinito (aberto) depende de se saber qual a massa do universo e a teoria aplicável é a Relatividade Geral e não a Relatividade Restrita.

Eu acho que, apesar de o Universo poder ser infinito, pode haver um referencial absoluto. Se, por hipótese, existir um "meio" onde a luz se propaga, ele constituiria esse referencial absoluto.
"Os objectos estão espacialmente estendidos" - Einstein, tal como já referi a propósito da gravidade e da inércia, era especialista em eliminar problemas. Para ser honesto comigo próprio, confesso que não percebo o que significa "objectos espacialmente estendidos" nem o que sejam as deformações do espaço quadri-dimensional. Voltarei a este assunto mais tarde.
Universo finito ou infinito não é para mim equivalente a universo fechado/aberto. Esta última distinção parte do princípio que o universo teve um começo (big-bang) e está em expansão (logo, sempre finito). Se a expansão continua para sempre, o universo diz-se aberto mas, se pelo contrário, a expansão inverter, o universo diz-se fechado. Ora, para haver inversão, é necessário que a densidade do universo seja suficiente para que a gravidade venha a sobrepor-se ao impulso da explosão inicial. Tal como um corpo que é atirado ao ar e volta a cair porque não teve o impulso necessário para escapar à gravidade terrestre. Há uma velocidade mínima que se deve imprimir ao corpo para não regressar e que se chama de velocidade de escape.
10:50 AM H. Sousa