domingo, novembro 02, 2003

Abundante tempo livre


Blogo-nD

Diz-se em azul cobalto sobre a blogo-esfera através do primeiro formato, respectivamente:
"Se nos recordarmos que o volume é uma função cúbica, a área uma função quadrática e x o raio da esfera, a cada incremento de x o volume cresce proporcionalmente bem mais do que a área superficial. Pense-se agora em cada novo blog como um desses incrementos: o volume da blogosfera cresce mais do que a sua área superficial o que significa que passa a haver para cada novo blog uma posição num continuum entre duas situações extremas: ou é contextualmente puxado para a periferia (a superfície de visibilidade imediata) ou permanece no centro da blogosfera (o núcleo silencioso e anónimo)."

"A blogosfera não é uma esfera. Se tentassemos encontrar uma forma que a representasse geométricamente encontraríamos árvores, aneis e espirais. Todas a 2 dimensões. "

Claro que, de que se fala são de metáforas e não de afirmações rigorosas. Uma pergunta mais rigorosa, também metafórica?, seria: qual a menor dimensão da variedade em que está imerso o grande grafo que é a blogoesfera?

Planar? Não! Tridimensional? Não?


Um grafo planar é um grafo no plano no qual as suas arestas não se cruzam. Mais detalhes em mathworld.wolfram.com/PlanarGraph.html.
Contribuído por tca por volta das 21:15