quinta-feira, julho 31, 2003

Einstein...


CIÊNCIA E RELIGIÃO XVII

O facto de sermos capazes de, com base em leis científicas, predizer, com grande precisão e certeza, o comportamento temporal dos fenómenos em certos domínios está profundamente enraizado na consciência do homem moderno, ainda que possamos ter apreendido muito pouco do conteúdo dessas leis.
Basta considerarmos que as trajectórias planetárias do sistema solar podem ser antecipadamente calculadas, com grande exactidão, com base num número limitado de leis simples.
De maneira similar, embora não com a mesma precisão, é possível calcular antecipadamente o modo de funcionamento de um motor eléctrico, de um dispositivo de transmissão ou de um aparelho de rádio, apesar de estarmos a lidar com invenções inéditas.
Posted by: Henrique / 12:51 PM

A aba de Heisenberg


Incerteza na aplicação da definição

O Luis Mauricio enviou-nos um comentário, que agradeço, acerca da minha temerária e incerta proposta de definição de ser vivo:

"(...) não podia deixar de "dizer" alguma coisa, acerca da definição de ser vivo publicada pelo Sérgio e à qual não apresento objecções, antes pelo contrário. No entanto e para aumentar a incerteza diria antes, a não certeza, arrisco-me a transpor a definição de ser vivo para a de organizações artificiais (vulgo empresas ou instituições), sistemas complexos criados pelo homem (ser vivo por definição tal como a conhecemos)."

Na primeira parte da minha definição de facto cabe quase tudo, as organizações artificiais, as sociedades animais e humanas, as florestas, e, porque não, todo o ecossistema Terra (há até quem o teorize). E de resto, um sistema composto ou mantido por seres vivos pode não ser um "ser vivo," mas "tem vida" de certeza. Mas aqui espreita a metáfora. Por outro lado, pode ver-se os seres vivos mais complexos como o resultado da união simbiótica de bactérias, que no decurso da evolução se foram especializando em tecidos e órgãos. E até parece lógico. Mas qual é o momento em que se passa de colónia a tecido? De não-vivo a vivo? A minha ênfase era, e continua a ser, no paradoxo que é a vida. Na forma como a sua definição nos escapa. Não era, portanto, uma das "boas definições" pedidas pelo Nuno.

Bem, e nem a propósito, encontrei hoje no Journal of Chemical Education de Junho de 2003 um artigo de "receitas para sopas pré-bióticas," um assunto que sempre me intrigou. Na bibliografia há bastantes referências (recentes) com a discussão que ainda existe sobre a origem da vida. Espero arranjar tempo para ler algumas.

E já agora, embora não tenha nada a ver com a conversa inicial, aproveito para contar a quem não saiba que, na segunda década do século XX, Mário Silva, insigne professor e investigador, manteve nos jornais uma polémica acerca da geração espontânea e da origem da vida. Um dos seus opositores era um jovem intelectual católico de direita que depois se tornou muito conhecido, Oliveira Salazar, o qual acabou por criar muitos problemas à carreira académica de Mário Silva.

O Nuno começou com a vida extraterreste e eu acabo por chegar à história...
posted by Sergio : 01:51

E Deus tornou-se visivel...


João Magueijo IV

Segundo uma das teorias cosmológicas a que facilmente se adere (o Big-Bang), todo o universo teve origem numa grande explosão. A matéria do universo estaria concentrada numa singularidade. A explosão deve ter-se dado com uma violência tal que ainda hoje os seus estilhaços se afastam por efeito do impulso inicial.
Esta teoria, induzida por observações astronómicas que sugerem que as galáxias se afastam umas das outras, apresenta, pelo menos, uma dificuldade: se toda a imensa quantidade de matéria do universo estava junta, a força da gravidade sobre qualquer porção constituinte dessa massa era enorme. Assim, a velocidade de escape no momento da explosão teria que ter ultrapassado em muito a velocidade da luz. Ora, a teoria da Relatividade Restrita de Einstein proíbe velocidades superiores à da luz.
João Magueijo teve a coragem de dizer: OK! Não podemos ultrapassar a velocidade da luz agora, mas quem nos diz que a legislação divina não se alterou ao longo do tempo? Efectivamente, segundo Magueijo a velocidade da luz é variável no tempo e tem vindo a decair. Esse decaimento não é contínuo mas dá-se, possivelmente, por saltos.
"O maior elogio que uma teoria pode receber só a natureza pode fazer-lho - quando se mostra que a teoria prevê correctamente os resultados experimentais."
A teoria V.S.L. (Variable Speed of Light) parece ter tido uma confirmação experimental na interpretação dada a observações de astrónomos australianos (pág. 210 do livro de Magueijo).
Mas Magueijo foi mais longe: segundo ele, a velocidade da luz pode não ser igual em toda a parte, pelo menos numa das versões da V.S.L..
8:41 PM H. Sousa

Razao Impura


Tanto Einstein como Deus tornou-se visivel falam nos processos de certeza da ciência.

O primeiro afirma:

A principal fonte dos conflitos actuais entre a esfera da religião e a da ciência reside no conceito de um Deus pessoal. A ciência tem por objectivo estabelecer regras gerais que determinem a conexão recíproca de objectos e acontecimentos no tempo e no espaço. A validade absolutamente geral destas regras, ou leis da natureza, é algo que se pretende, mas não se prova. Trata-se sobretudo de um projecto, e a confiança na possibilidade da sua realização; em princípio, fundamenta-se apenas em sucessos parciais. Seria difícil, porém, encontrar alguém que negasse esses sucessos parciais e os atribuísse à ilusão humana.

O segundo pergunta:

...será que o "religioso" é o que prefere o método dedutivo (partindo de hipóteses ou crenças) e o "cientista" o que prefere o método indutivo que se baseia em resultados experimentais? E se os dois métodos forem igualmente válidos?

Parece-me que conforme diz Einstein, sendo o sujeito do conhecimento o sujeito que aplica o método, na religião o individuo e na ciência a sociedade, ao religioso não é acessível um método indutivo igual ao da ciência, mas apenas o da experiência individual. Ao contrário, a ciência nada pode deduzir de uma experiência única e individual. A ciência luta contra o tempo. A religião contra a diversidade.
posted by Antonio @ 19:58

quarta-feira, julho 30, 2003

Tecnologa


Python 2.3 aumenta performance e elimina bugs

Foi lançada a versão 2.3 da linguagem Python. Esta corresponde a 19 meses de trabalho na eliminação de bugs, num aumento de performance estimado em 30% e em melhorias no sistema de objectos. Guido van Rossum, cientista informático e fã dos Monty Phyton, compara a sua linguagem com outras em http://www.python.org/doc/essays/comparisons.html.
posted by Ant?nio

Tecnologa


MySQL embedded vai integrar-se com o Apache

Em entrevista à Linux Magazine, Monty Widenius afirma que uma das linhas de desenvolvimento do MySQL é torná-lo embutível noutros sistemas. Brian Aker, responsável pelo Slashcode, encontra-se neste momento a trabalhar para embutir o MySQL dentro do Apache, eliminando o modelo client/server para fazer com que as aplicações web corram a uma velocidade muito superior.
posted by Ant?nio

Naufragios


João Baptista Lavanha

A partir de meados do século XVI, a construção naval deixou de ser domínio do empirismo dos mestres das ribeiras e passou a sofrer um processo de acreditação científica. Este processo passou pela teorização das formas das naus e pela matematização da sua estrutura, que se tornou cada vez mais estandardizada.

Esta transformação foi sublinhada pelo aparecimento de vários tratados teóricos, dos quais o mais antigo conhecido, a nível ibérico, é o Livro da Fábrica das Naus, do Padre Fernando de Oliveira - que o terá redigido por volta de 1550.

Logo a seguir, aparece o tratado Instrucciones Nauticas para Navegar, do espanhol Diego Garcia de Palacio que é complementado, por volta de 1608, pelo Livro Primeiro da Architectura Naval, redigido por um português que tinha muito pouco de marinheiro: João Baptista Lavanha.

Um matemático judeu

João Baptista Lavanha nasceu em meados do século XVI, em ano desconhecido, e de origem judia. Seu pai, Luis de Lavanha, era um fidalgo da Corte e da sua mãe, D. Jerónima Dança, nada se sabe. A sua infância e adolescência são obscuras, presumindo-se apenas que tenha estudado em Roma, ao serviço do rei D. Sebastião, de quem foi professor de matemática.

Após o desastre de Alcântara e a consequente união das coroas ibéricas, Lavanha caiu nas graças dos reis espanhóis, tendo sido professor de matemática de Filipe II, Filipe III e Filipe IV. A sua fama como matemático levou mesmo a que Filipe II o nomeasse como Cosmógrafo da Corte, onde passou a lidar com todos os assuntos relativos à cosmografia, à geografia e à topografia.

A 4 de Novembro de 1586, as suas qualidades de engenharia civil promovem-no a Engenheiro-Mor do Reino de Portugal - sem que no entanto viesse a abandonar as suas funções de professor de matemática, na recém criada Academia de Matemática de Madrid, onde chegou a ter como alunos Lope de Vega e Cervantes.

O agravamento do estado de saúde do Cosmógrafo Mor, Tomás de Orta, levou a que, a 13 de Fevereiro de 1591, Lavanha fosse nomeado para esse cargo, de grande responsabilidade numa potência ibérica que dependia de mapas e tabelas acuradas para a realização da sua obra colonial.

Depois de viver em Portugal até 1599, Lavanha voltou a Madrid, donde partiu para a Flandres a serviço de Filipe III, onde permaneceu, pelo menos até 1601. Em 1604, Lavanha encontrava-se em Valladolid, donde partiu, dois anos mais tarde, para a execução de obras hidráulicas de grande vulto, nomeadamente as que estavam relacionadas com o Rio Douro.

Em 1609, Lavanha entra para a Ordem de Cristo, apesar da sua ascendência judaica lhe causar alguns dissabores - que tiveram de ser resolvidos pela intervenção directa de Filipe III, pronunciando-se este favorável à sua adesão à Ordem a 10 de Abril de 1607. Em 1610, Lavanha iniciou a recolha de dados de ordem geográfica que lhe permitiu a elaboração, em 1615, de um mapa da província de Aragão - tão completo e detalhado que este vigorou até finais do século XVIII. Três anos depois Lavanha encontrava-se ocupado com as obras de abastecimento de água à cidade de Lisboa, onde vem a ser nomeado Cronista Mor do Reino, a 9 de Março do mesmo ano.

Lavanha, que casou com D. Leonarda de Mesquita, de quem teve seis filhos, vem a falecer, em Madrid, no ano de 1624, profundamente endividado, apesar de toda uma distinta carreira nas mais variadas áreas do saber humano. O seu conhecimento, verdadeiramente enciclopédico, encontra-se patente na sua obra Compendio de las Cosas de España e Descripcion del Universo, que apresenta, de uma forma sistemática e abrangente, um resumo dos conhecimentos científicos da época.

João Baptista Lavanha participou também na organização da publicação da Quarta Década da Ásia, de João de Barros, a pedido dos seus herdeiros, onde foi o responsável pelas cartas geográficas das cidades de Bengala, Gurajate, e Java.

Um tratado naval

O manuscrito do Livro Primeiro da Architectura Naval, de João Baptista Lavanha, encontra-se na Biblioteca da Real Academia de História de Madrid, tendo permanecido praticamente desconhecido , ao contrário do que sucedeu com as obras da sua autoria Naufrágio da Nau S. Alberto, de 1597 - incluída na colectânea História Trágico-Marítima, compilada por Bernardo Gomes de Brito - e Regimento Náutico, de 1595.

Este seu Livro Primeiro - que se encontra inacabado - é a sua única obra dedicada à construção naval. A riqueza das suas ilustrações bem como a catadupa de informações práticas referentes à construção naval ibérica no virar do século XVI que lá vêm referenciadas, levam a que o seu Livro Primeiro da Architectura Naval seja considerado como um dos únicos tratados capazes de fornecer ao arqueólogo naval as necessárias pistas para a compreensão da problemática naval desse período.

Infelizmente, este Livro permaneceu escondido aos olhos do público especializado até que, em 1956, João da Gama Pimentel Barata, ao seguir as indicações de Cesáreo Fernandez Duro - um historiador naval espanhol do século XIX, que o tinha consultado aquando da elaboração da sua obra Disquisiciones Nauticas - o veio a redescobrir, arquivado na Biblioteca de Madrid.

De Lavanha encontram-se ainda por publicar trabalhos seus tais como o Tratado da Arte de Navegar, o Tratado da Gnomonica e, finalmente, o Tratado do Astrolábio, de que existe um códice na Biblioteca do Observatório Astronómico de Coimbra.

Para saber mais:
BARATA, J. 1965, O Livro Primeiro da Architectura Naval de João Baptista Lavanha, in Ethnos, vol. IV, Lisboa
CORTESÃO, A. & MOTA, A. 1960, Portugaliae Monumenta Cartographica, vol. IV, Lisboa
LAVANHA, J. 1996, Livro Primeiro da Architectura Naval, Academia de Marinha, Lisboa
OLIVEIRA, M. 1989, Livro de traças de carpintaria com todos os modelos e medidas para se fazerem toda a navegaçao, assi de alto bordo como de remo traçado, Academia de Marinha, Lisboa
RIETH, E. 1996, Á propos du terme Espalhamento chez Manoel Fernandes (1616), Neptunia, nº 203, Association des Amis des Musées de la Marine, Paris
STEFFY, J. 1994, Wooden ship building and the interpretation of shipwrecks, Texas A&M University Press, College Station
posted by Alexandre @ 18:23

Einstein...


CIÊNCIA E RELIGIÃO XVI

A principal fonte dos conflitos actuais entre a esfera da religião e a da ciência reside no conceito de um Deus pessoal. A ciência tem por objectivo estabelecer regras gerais que determinem a conexão recíproca de objectos e acontecimentos no tempo e no espaço. A validade absolutamente geral destas regras, ou leis da natureza, é algo que se pretende, mas não se prova. Trata-se sobretudo de um projecto, e a confiança na possibilidade da sua realização; em princípio, fundamenta-se apenas em sucessos parciais. Seria difícil, porém, encontrar alguém que negasse esses sucessos parciais e os atribuísse à ilusão humana.
Posted by: Henrique / 11:41 AM

E Deus tornou-se visivel...


Leituras matinais na blogosfera

Gostei de ler o comentário de Razão Impura a propósito do post de Einstein. A "leitura" da frase final é subjectiva - cada um que faça a sua. Uma vez que no último post falo de indução/dedução, pergunto: será que o "religioso" é o que prefere o método dedutivo (partindo de hipóteses ou crenças) e o "cientista" o que prefere o método indutivo que se baseia em resultados experimentais? E se os dois métodos forem igualmente válidos?
(...)
11:29 AM H. Sousa

E Deus tornou-se visivel...


Indução e dedução

As chamadas ciências naturais preferem o raciocínio indutivo ao raciocínio dedutivo. Em Física, o método indutivo foi, possivelmente, iniciado por Newton ao estabelecer, a partir de dados experimentais de Galileu, de Kepler e dele mesmo, as leis da sua Mecânica.
Para exemplificar, considere-se Newton e os fenómenos da gravitação: em primeiro lugar, estes fenómenos (queda dos graves e manutenção dos planetas nas suas órbitas) foram reconhecidos e houve necessidade de os compreender. A observação detalhada dos mesmos por Kepler e Galileu levou à descoberta de regularidades que inspiraram a teoria explicativa.
Face às referidas observações, a intuição de Newton levou-o a acreditar que os dois fenómenos estariam relacionados e que os corpos (cuja propriedade marcante, para Newton, era a sua massa) se atraem; quis acreditar, ainda, que a massa dos corpos (a sua quantidade de matéria) era a causa da força de atracção.
Mas Newton, não satisfeito com a sua intuição, viria a estabelecer, a partir das regularidades descobertas por Galileu e Kepler, as leis que regem a queda dos graves e a manutenção dos planetas nas suas órbitas. Deu preferência à indução por considerá-la mais "científica" do que a dedução. Na dedução o ponto de partida é a intuição da explicação, ou seja, algo que se toma como verdadeiro, sem necessidade de qualquer explicação, tal como a fé em religião.
Teria sido possível deduzir a lei da gravitação universal, isto é, estabelecê-la apenas a partir da hipótese que "a matéria atrai a matéria"?
1:01 AM H. Sousa

Razao Impura


Deus Omnipotente

Podemos ler no Einstein:

Certamente, ninguém negará que a ideia da existência de um Deus pessoal, omnipotente, justo e todo-misericordioso é capaz de dar ao homem consolo, ajuda e orientação; e, também, em virtude da sua simplicidade, acessível a mentes menos desenvolvidas. Por outro lado, porém, esta ideia traz em si aspectos vulneráveis e decisivos, que se fizeram sentir penosamente desde o início da História. Ou seja, se esse ser é omnipotente, então tudo o que acontece, inclusive as acções humanas, cada pensamento, cada sentimento e aspiração do homem seriam, também, obra Sua; nesse caso, como é possível pensar em responsabilizar o homem pelos seus actos e pensamentos perante esse Ser "todo-poderoso"? Ao distribuir punições e recompensas, Ele estaria, até certo ponto, a julgar-se a Si mesmo. Como conciliar isto com a bondade e a justiça a Ele atribuídas?

Quando falamos de Deus falamos antes de tudo de fé, não há outro modo de abordarmos o problema. Já aqui escrevi sobre a culpa a propósito da causa da culpa. Quando atribuimos a Deus qualidades morais fazemo-lo antes de tudo à imagem e na contingência do Homem e enquanto homem não é causador, não é omnipotente. Deus na ciência pode ser causa mas não é consequência.

Pensemos em termos lógicos. Imaginemos, acompanhando uma dedução válida, que na origem do universo há apenas uma e uma única proposição Pzero e que dessa, enquanto axioma, todas derivam segundo uma lógica de Deus desde o Inicio e pela Eternidade fora. Em cada instante há uma proposição Pagora que é a descrição do Mundo.

Vejamos o que diriam um crente e um ateu:

Ateu: O mundo é Pagora.

Crente: "No principio era o Verbo" o universo é de tal forma feito que em todos aqueles que alguma vez existiram Pzero é verdadeira.

Ateu: Há universos onde Pzero pode ter sido falsa. Deus pode não existir. Por isso não acredito nele.

Crente: Repara o que tu tens agora, tens o Mundo que dizes ser Pagora que é conforme e deriva do principio Pzero que Deus determinou para as coisas. Como podes não acreditar?

Ateu: Não, nada me leva a crer assim, eu posso ter neste instante um Mundo conforme e verdadeiro com Pagora que necessáriamente não deriva da tua tão querida proposição. Pode ter derivado de uma outra inicial, integralmente distinta mas também verdadeira: Pzerozero que seguiu a lógica perfeita do teu Deus. Como podes alguma vez saber se no Inicio Pzero foi verdadeira.

Crente: Não o posso, não sei se Pzero foi verdadeira no inicio, mas acredito nisso. É Pzero que o diz.

Ateu: É então Pzero a causa da tua crença, mas não a sua consequência, e enquanto tal nada dela podes inferir sobre o mundo. Pzero de nada vale.

Crente: Da mesma forma Pagora.

Ateu: Não! Sobre Pagora eu posso verificá-lo, agora.

Crente: Podes. Mas nunca saberás porque será verdadeira.

Ateu: É verdade.

Crente: Então porque acreditas nela.

Ateu: Porque acredito.

É este o caminho da ciência.
posted by Antonio @ 19:39

Naufragios


O naufrágio da barca Caroline (1901)

Pelas 23 horas do dia 3 de Setembro de 1901, em plena cerração, a barca francesa de 4 mastros Caroline encalhava inopinadamente numas pedras, rombando e ficando com a borda quasi na superficie do mar.

Numa porção de mar que o Capitão Louvet viria a saber, mais tarde, ter o nome de Mar da Meia Broa, uma estreita língua de mar entre a costa e as águas pouco profundas junto aos ilhéus do Canal, algures entre a Areia Larga e a Madalena do Pico, perdiam-se assim milhares de toneladas do precioso salitre que tanto era necessário na adubação das terras da Europa do novo século.

Firmemente encalhada, a barca ficava assim à mercê do mar dos Açores. Rapidamente, os 36 homens da tripulação abandonaram o navio, ajudados pelas primeiras embarcações que os socorreram, as duas lanchas dos “Chatinhas”, que a bordo levavam Christovam de Serra e José Pires Terra, dois elementos locais que prontamente indicaram aos náufragos o lugar em que deviam desembarcar.

Logo na manhã do dia 4, as autoridades locais e o capitão da barca verificaram que a Caroline estava completamente perdida, embora se conservasse impassivel, apenas com a ré abatida. Assim sendo, foram dadas ordens para que no posto fiscal da Areia Larga fossem armazenadas as bagagens magníficas, viradouros, cabame, etc., pertencentes ao Carolina. Com efeito, o navio tinha todos os aprestos em excellente estado e o seu interior n’ um grande luxo. Participando activamente do processo de salvação, os srs. Vice-consul francez, tenente Martins e empregado aduaneiro Adriano Ramos faziam na fronteira um optimo serviço na remoção dos pertences do navio - no entanto, apezar de toda a fiscalização, acabaram por ser roubados de bordo do Carolina varios cabos, etc, o que levou a que, na villa da Magdalena houvessem algumas prisões pelo motivo de roubos, ainda que insignificantes, praticados a bordo.

De acordo com o comandante da barca, a causa do naufrágio foi o este ter julgado-se entre as Flores e Fayal conforme o indicara o chronometro de bordo, que depois se achou irregular. O vigia não pudera também prever terra proxima, em vista do vento não deixar ouvir-se o sussurro do mar na costa, e tambem pela cerração que se manifestava em terra. Alguns opositores do regime então em vigor acharam que houvera desleixo na instalação do tão prometido farol dos Capelinhos e concluíram mesmo que aquele desastre maritimo se tinha devido ao desleixo do governo em não ter, no seu tempo, mandado pôr nos Capellinhos a respectiva lanterna, que iluminava a gente do mar nas suas rotas por noites de cerração.

Na sua maioria bretões, naturaes de S. Malot, Lourient, etc., a tripulação do Caroline embarcou no dia 6 de Setembro para a ilha do Faial, não sem que antes, ainda no Pico, dois marinheiros embriagados se tenham esmurrado valentemente, puchando um d’ uma faca. Na manhã do dia 7 de Setembro o rebocador portuguez Condor, procedente de Ponta Delgada, entrou no porto da Horta, depois de estar algum tempo ao pé do Carolina, na costa do Pico, nada tendo tentado em vista de tornar-se impossivel safar aquelle navio.

Quatro dias depois, a 10 de Setembro, um temporal que se abateu sobre o Pico quebrou a barca ao meio, abatendo todos os aparelhos. O mau estado do mar ocasionou o desaparecimento por completo da barca, submergida para sempre na profundidade dos mares. A arrematação dos seus restos realizou-se na vila da Madalena no dia 16 de Setembro de 1901, ficando com o que estava submergido uma sociedade sob a direcção do Sr. Manoel Rodrigues Ferreira, pela importância de 315$000.

(Curiosamente, um dos marinheiros sobreviventes, de apelido Pedron, viria a sofrer um novo naufrágio nos Açores, quatorze anos mais tarde. Com efeito, o então imediato Pedron naufragou com a barca Bidart - construída em 1901, pelos estaleiros navais Chantier Nantais de Construction Maritime, de Nantes - às 4.30 da madrugada do dia 25 de Maio de 1915 junto aos rochedos do Lugar da Cachoeira, na freguesia da Fajã Grande, Flores, a cerca de 50 metros de terra. Pedron, que iria brevemente casar e assumir o comando da Bidart, sobreviveu ao seu primeiro naufrágio nos Açores mas não sobreviveu ao segundo)

A Rota do Salitre

A Caroline era uma barca com o casco em ferro, de quatro mastros, armando pano em clipper. Construída em 1896 nos estaleiros navais Ateliers et Chantiers de la Loire, de Nantes, a Caroline tinha 97,86 metros de comprimento, uma boca de 13,71 metros e um calado de 7,74 metros, com uma tonelagem bruta de 3011 e liquida de 2376 toneladas.

Lançada à água em Maio de 1986, a barca entrou ao serviço da companhia Ant. Dom. Bordes et Fils, sob o comando do capitão C. le Bras, fazendo a Carreira do Salitre, entre o Chile e a França, através do Cabo Horn. Em 1900, o capitão Louvet assumiu o comando da Caroline, tendo feito com ela duas viagens a Iquique. No ano de 1900, a Caroline foi extremamente regular no seu percurso, tendo levado tanto à ida como à volta 74 dias de viagem.

A Ant. Dom. Bordes et Fils era, à época, uma das maiores empresas de importação de nitrato de sódio do Chile. Juntamente com o alemão Ferdinand Carl Laeiz, Antonin Dominique Bordes controlava o mercado europeu de adubos, graças a uma frota 68 navios, adquiridos entre 1877 e 1814. Criada em 1877, a empresa Ant. Dom. Bordes atravessou a Primeira Guerra Mundial incólume, cessando apenas a sua actividade em 1926. Caroline deveria ser um nome significativo para a empresa já que, apesar de o nome não ter trazido boa sorte à barca do Capitão Louvet, em 1906 a companhia comprou a barca Muskoka - também de 4 mastros, construída em 1891 – tendo-a rebaptizado de Caroline.

Situados entre os -10 e os –8 metros de profundidade, exactamente em frente da Fábrica de Conservas da Madalena, a meia distância entre a linha de costa e o ilhéu baixo da Madalena, os destroços da Caroline apresentam ainda uma estrutura coerente. O seu lado de estibordo apresenta-se como o mais bem conservado, mostrando uma secção central com cerca de 55 balizas contíguas, unidas ainda à quilha e a parte da sobrequilha.

Curiosamente, a disposição original dos mastros da barca, submersos após a tempestade que a desarvorou sete dias após o encalhe, é ainda visivel. Com efeito, apesar da madeira que os compunha ter há muito desparecido, ficaram ainda, alinhadas, as braçadeiras de ferro que uniam os mastros aos mastaréus.

Hoje em dia, ainda há quem tenha pratos da barca naufragada, com o logotipo da empresa ADB.

Para saber mais:

O Telegrapho
- 04 de Setembro de 1901, nº 2335, Horta
- 05 de Setembro de 1901, nº 2336, Horta
- 11 de Setembro de 1901, nº 2341, Horta
- 12 de Setembro de 1901, nº 2342, Horta
- 16 de Setembro de 1901, nº 2345, Horta
- 17 de Setembro de 1901, nº 2346, Horta
A União, “Naufrágio nas Flores”, 17 de Junho de 1915, Angra do Heroísmo
posted by Alexandre @ 14:10

A aba de Heisenberg


Definições de ser vivo

Muitas definições são tautológicas, pois vivo é o que tem vida. Outras são mágicas, pois não sabemos de onde viemos nem para onde iremos. Algumas são preguiçosas e sábias, para quê pensar nisso? E não consigo encontrar melhores que as operacionais. Afinal conseguimos distinguir os seres vivos das entidades não vivas, ou não? Arrisco o ridículo e vou fazer uma proposta.

Os seres vivos são sistemas complexos mas altamente organizados que realizam funções simples não só de autoconservação mas também de autodestruição. Que reagem de forma química e física ao meio ambiente com extrema complexidade para obter um resultado simples. A minha proposta é que são isso e sempre mais alguma coisa. Usando uma imagem da matemática, esta minha proposta de definição é como um limite que está ali mesmo à vista, mas ao qual só se chega com um número infinito de pequenos passos. E para a minha proposta ser completa incluo também a possibilidade de estar completamente errada. A vida é paradoxal, é frágil e ao mesmo tempo tão resistente, tão complexa e tão simples.
posted by Sergio : 12:19

terça-feira, julho 29, 2003

Einstein...


CIÊNCIA E RELIGIÃO XV

Certamente, ninguém negará que a ideia da existência de um Deus pessoal, omnipotente, justo e todo-misericordioso é capaz de dar ao homem consolo, ajuda e orientação; e, também, em virtude da sua simplicidade, acessível a mentes menos desenvolvidas. Por outro lado, porém, esta ideia traz em si aspectos vulneráveis e decisivos, que se fizeram sentir penosamente desde o início da História. Ou seja, se esse ser é omnipotente, então tudo o que acontece, inclusive as acções humanas, cada pensamento, cada sentimento e aspiração do homem seriam, também, obra Sua; nesse caso, como é possível pensar em responsabilizar o homem pelos seus actos e pensamentos perante esse Ser "todo-poderoso"? Ao distribuir punições e recompensas, Ele estaria, até certo ponto, a julgar-se a Si mesmo. Como conciliar isto com a bondade e a justiça a Ele atribuídas?
Posted by: Henrique / 11:59 AM

E Deus tornou-se visivel...


Resposta a duas críticas

Foram tecidos, por blogs afins, os seguintes reparos em relação à minha experiência mental que relaciona a finitude do Universo com a velocidade limite:

Razão Impura:
Parece haver aqui um mal entendido. Se consideramos por hipotese um universo infinito não pode haver nele nenhum referencial absoluto, não o podemos considerar. A resposta para o paradoxo é apenas uma: relativamente a qualquer ponto do universo nada se pode mover mais rápido do que a luz, independentemente da sua finitude ou infinitude.

Objectos físicos não estão no espaço. Estes objectos são espacialmente estendidos. Assim o conceito de "espaço vazio" perde o seu significado."


Em expansão Vertiginosa:
Saber se o universo é finito (fechado) ou infinito (aberto) depende de se saber qual a massa do universo e a teoria aplicável é a Relatividade Geral e não a Relatividade Restrita.

Eu acho que, apesar de o Universo poder ser infinito, pode haver um referencial absoluto. Se, por hipótese, existir um "meio" onde a luz se propaga, ele constituiria esse referencial absoluto.
"Os objectos estão espacialmente estendidos" - Einstein, tal como já referi a propósito da gravidade e da inércia, era especialista em eliminar problemas. Para ser honesto comigo próprio, confesso que não percebo o que significa "objectos espacialmente estendidos" nem o que sejam as deformações do espaço quadri-dimensional. Voltarei a este assunto mais tarde.
Universo finito ou infinito não é para mim equivalente a universo fechado/aberto. Esta última distinção parte do princípio que o universo teve um começo (big-bang) e está em expansão (logo, sempre finito). Se a expansão continua para sempre, o universo diz-se aberto mas, se pelo contrário, a expansão inverter, o universo diz-se fechado. Ora, para haver inversão, é necessário que a densidade do universo seja suficiente para que a gravidade venha a sobrepor-se ao impulso da explosão inicial. Tal como um corpo que é atirado ao ar e volta a cair porque não teve o impulso necessário para escapar à gravidade terrestre. Há uma velocidade mínima que se deve imprimir ao corpo para não regressar e que se chama de velocidade de escape.
10:50 AM H. Sousa

segunda-feira, julho 28, 2003

Tecnologa


«Construa o seu reactor nuclear doméstico»

Em http://www.geocities.com/reactor1967 podem ser encontradas instruções e fornecedores para a construção de reactores nucleares caseiros.
posted by Ant?nio

Naufragios


De que falamos quando falamos de astrolábios?

Através do grupo de discussão sobre história náutica, escreve Jorge Matos:

"Abri o blog e comecei a ler o texto sobre o astrolábio
"O astrolábio - etimologicamente astron labein, tomar um astro - planisférico é uma invenção grega. Datada incertamente do século IX, derivou de uma aplicação da geometria euclidiana aos problemas práticos com que se deparavam os astrónomos da Antiguidade Clássica. Através dos centros helénicos dispersos por todo o Médio Oriente, entre os quais se destaca Alexandria, o conhecimento do astrolábio planisférico foi
transmitido aos árabes que o aperfeiçoaram e o aplicaram com destreza ao estudo do movimento e da posição dos astros. A primeira descrição que existe de um instrumento deste tipo é feita por Plotomeu, no século II."
Confesso que não sabia a época em que apareceu (tinha apenas a referência de que Ptolomeu o descreveu), mas fico com a impressão de que há algo no texto que não está bem. Se há uma descrição de Ptolomeu, não pode ser do século IX, porque Ptolomeu viveu no século II. Imaginei que poderia ser do séc. IX
a.C., mas se derivou de uma aplicação da geometria euclidiana, não pode ser tão prematuro, porque Euclides viveu entre o século IV e III a.C. Há aqui um lapso qualquer, que me escapa."


Realmente, há aqui questões interessantes a que vou tentar dar resposta.

De que falamos quando falamos de astrolábios?

Falamos de uma de três coisas: esferas armilares, astrolábios planisféricos e astrolábios náuticos. É aqui que a confusão pode surgir, como surgiu com efeito por erro meu de indefinição.

O astrolábio - um instrumento que simula a esfera celeste assumindo a Terra como o seu centro - é o resultado prático de várias teorias matemáticas, nomeadamente a que foi postulada por Apolonius (225 AC) na sua codificação das secções cónicas, depois desenvolvida por Hiparco de Niceia.

Hiparco (que nasceu na Ásia Menor em 180 AC e que estudou e trabalhou em Rodes até à sua morte em 120 AC.) foi um dos grande matemáticos da Antiguidade. O seu trabalho sobreviveu até aos nossos dias através das citações que dele foram feitas por outros matemáticos ilustres, como Ptolomeu - já que, documentalmente, da sua obra quase nada chegou até aos nossos dias.

Hiparco descobriu a precessão dos equinócios (o seu valor de 46’’ é bastante bom quando comparado com o valor actual de 50.26’’ e muito melhor que o achado por Ptolomeu, quase 300 anos depois, com 36’’) e foi um dos grandes téoricos do desenvolvimento da trigonometria.

Hiparco foi o primeiro a efectuar a divisão do círculo em 360º e descreveu também pela primeira vez a projecção estereográfica (método matemático que permite transcrever um sistema de três coordenadas, tridimensional, num plano bidimensional - a aplicação prática desta projecção, num instrumento, é-nos dada pela primeira vez no De Architectura, de Vitruvius (88 – 26 AC), na descrição de uma clepsidra feita por Ctesibius de Alexandria).

Central a estas teorias estava a obra Elementos de Euclides de Alexandria (325 AC - 265 AC), composta por 13 volumes (contendo 465 proposições, 93 problemas e 372 teoremas ).

Os livros I a VI referem-se à geometria plana (I e II com as propriedades dos triângulos, paralelas, paralelogramas, rectângulos e quadrados. III com as propriedades básicas do círculo, IV com problemas sobre o círculo, V relativo a magnitudes mensuráveis e incomensuráveis, e VI com as aplicações do livro V à geometria plana)

Os livros VII a IX lidam com a teoria numérica geral. O livro X lida com os números irracionais e os livros XI a XIII com a geometria tridimensional.

Euclides baseou-se nos seus predecessores gregos (os Pitagóricos, nos livros I, II, III, IV, VII e IX, os Arquitas no livro VIII, Eudoxon nos livros V, VI e XII e Taeteto nos livros X e XIII), organizando as matérias de um modo sistemático a partir de princípios e definições e procedendo ao seu desenvolvimento por via dedutiva (criando o chamado método axiomático, que dominou o mundo matemático durante mais de vinte séculos).

Euclides distinguiu também as noções comuns (ou axiomas) - afirmações inquestionáveis, evidentes por si mesmas que constituem os princípios da teoria e não precisam de ser demonstradas – dos postulados - proposições que não são evidentes por si mesmas mas, tal como os axiomas, não necessitam de demonstração - e dos teoremas – que são afirmações que se demonstram a partir dos axiomas.

Os cinco postulados de Euclides eram:

1) De um ponto a outro ponto podemos traçar uma recta.
2) Dada um recta é sempre possível prolongá-la num sentido e no outro.
3) De um ponto dado, com um raio qualquer, podemos descrever um círculo.
4) Todos os ângulos rectos são iguais.
5) Quando duas rectas A e B, cortadas por uma transversal S, formarem ângulos internos do mesmo lado não suplementares, as ditas rectas prolongadas suficientemente, encontram-se do lado em que a soma dos ângulos internos for menor.

O Quinto Postulado de Euclides (ou postulado das paralelas) foi, desde o início, objecto de polémica, principalmente por não possuir, aparentemente, o mesmo grau de evidência que os restantes postulados (observe-se que, até há pouco mais de cem anos, a auto-evidência de um postulado era uma condição necessária da sua aceitação)

Ao negar o quinto postulado de Euclides que afirma a unicidade das paralelas, temos duas possibilidades: ou admitimos a existência de pelo menos duas paralelas, o que é equivalente a existência de uma infinidade delas, como fizemos para descobrir e estudar as chamadas geometrias hiperbólicas, ou podemos negar a existência de paralelas. (Em 1832, Lobatchevsky mostrou que se considerássemos como quinto postulado «por um ponto exterior a uma recta passam uma infinidade de rectas paralelas à dada», obteríamos uma geometria perfeita coerente - a Geometria Hiperbólica que Einstein mais tarde utilizou para interpretar o universo. (Em 1854, Riemann utilizou como quinto postulado «por um ponto exterior a uma recta não passa nenhuma recta paralela à dada» e criou assim a Geometria Esférica, que tem como modelo a Terra.)

Basicamente, é o quinto postulado que distingue a Geometria não Euclidiana da Geometria Euclidiana. O que nos leva a afirmar que, pelo menos até ao século XIX, todos os cálculos geométricos eram baseados na geometria euclidiana (que servia para, por exemplo, graduar o círculo do astrolábio, utilizando um compasso, originando 24 segmentos de 15º para as bissecções; ia-sedepois até à precisão do grau com trisecções feitas por tentativa e erro)

Quando e onde é que a teoria da projecção foi realmente aplicada na construção de um astrolábio é algo que ainda não se sabe. Theon de Alexandria (circa 390) escreveu um tratado do astrolábio e preparou a revisão que se conhece dos Elementos de Euclides – 700 anos depois do trabalho original.

Pela mesma altura, Sinésius de Cirene (378-430) – discípulo de Hipatia, filha de Theon - descreve um instrumento vagamente semelhante a um astrolábio. No entanto, só com Philoponos de Alexandria (ou Joannes Grammaticus), no século VI DC é que se consegue ter a descrição documental da construção e utilização de um astrolábio.

É desenvolvendo a teoria de Hiparco, que muito admirava, que surge Ptolomeu (85-165). A obra mais importante de Ptolomeu é a Síntese Matemática, - ou He megále sýntaxis (a grande sintaxe), também intitulada Ho megas astronomos (o grande astrónomo) e que passou à História com o nome de Almagesto - os astrónomos árabes usaram o superlativo Magiste (o maior) para se referirem à obra, ao qual foi acrescentado o artigo árabe Al.

O Almagesto é um compêndio astronómico composto por 13 livros, nos quais se apresentam e desenvolvem argumentos a favor da teoria geocêntrica do universo. Trabalho de natureza enciclopédica, o Almagesto tornou-se o principal texto sobre astronomia nos dezasseis séculos seguintes, até que Kepler forneceu os argumentos que consolidaram definitivamente a teoria heliocêntrica formulada por Copérnico. O Almagesto veio a servir, por exemplo, de inspiração às tabelas astronómicas medievais de Afonso X, de Abraão Zacuto (1473) e de Munique (1509).

No I livro Ptolomeu defende, em linhas gerais, a teoria geocêntrica; o II contém uma tabela de cordas e rudimentos de trigonometria esférica; no II do movimento do Sol e da duração do ano; o IV livro trata do movimento da Lua e da duração dos meses; o V livro abrange as mesmas questões tratadas no quarto, bem como as distâncias do Sol e da Lua, além de descrever o astrolábio; os eclipses do Sol e da Lua são tratados no VI livro, que contém uma tabela desses acontecimentos, além de uma tabela de conjunções e aposições dos planetas; os dois livros seguintes, o VII e o VIII, trazem um catálogo de 1022 estrelas; os cinco últimos, finalmente, são dedicados exclusivamente à exposição detalhada da teoria geocêntrica.

No livro V, capítulo I, Ptolomeu explica a construção do Astrolábio e expõe questões de trigonometria rectilínea e esférica. Estas questões foram posteriormente aprofundadas em Haplosis epipháneias sphaíras (Sobre a projecção das esferas ) e no Planisphaerium em que se ocupa com a projecção de estereográfica da esfera celestial sobre um objecto no espaço. É de notar que Ptolomeu designa por astrolábio a esfera armilar (instrumento astronómico, constituído de numerosos anéis metálicos – armillae - que representam os principais círculos da esfera celeste) que os árabes combinaram com o globo celeste e aperfeiçoaram criando assim o astrolábio esférico. (De acordo com uma lenda árabe a transformação do astrolábio esférico em planisférico ocorreu quando Ptolomeu, montado num burro, deixou cair o que usava para efectuar uma medição, tendo o asno pisado o instrumento planificando-o….)

No Islão, a introdução da teoria do astrolábio e, eventualmente do próprio instrumento, deu-se a partir do século VIII, com a publicação de tratados islâmicos no século IX – o mais conhecido é o da autoria de Massalah. Estes tratados viriam a influenciar o Ocidente, aquando da sua retroversão para latim (como aconteceu por Adelardo de Bath (1075-1160) na elaboração de tratados medievais como como, por exemplo, o de Jordanus de Nemoro (morto num naufrágio em 1237): o De Plana Esfera, um tratado de geometria sobre a projecção estereográfica usada com o astrolábio planisférico - o exemplar de astrolábio mais antigo que se conhece é islâmico e data de 927 DC.

Concluindo:

1) o astrolábio que Ptolomeu descreveu,no século II, era esférico e não planisférico, como erradamente o meu texto anterior dava a entender;
2) terá sido no século IX que o astrolábio planisférico terá sido criado pela escola islâmica influenciada por Alexandria;
3) a geometria usada em qualquer um destes instrumentos era a euclidiana;
4) os portugueses terão desenvolvido o astrolábio planisférico, simplificando-o, criando o astrolábio náutico. E é este o astrolábio que nos vem à memória sempre que pensamos em astrolábios..



Para saber mais:
DESTOMBES, Marcel, 1987 Deux Astrolabes Nautiques Inédits de J. et A. de Goes, Lisbonne, 1608, 1648, RUC, Coimbra, 1969, vol. XXIV (I Reunião de História da Náutica) 189-197 (reed. Coimbra: AECA, 1969, sep. XXXII; reed. in Selected Contributions to the History of Cartography and Scientific Instruments, Utrecht: HES).
GUEDES, Max Justo 1983, Considerações sobre um Astrolábio Náutico Assinado e Datado, Encontrado Recentemente na Bahia, Navigator, Rio de Janeiro: SDGM, n. 19, Jan.-Dez., 3-10.
HOGENDIJK, Jan P.
- 1981, How trisections of the angle were transmitted from Greek to Islamic geometry. Historia Mathematica 8 pp. 417-438.
- 1983, Ibn al-Haytham's Completion of the Conics: Critical edition with translation and commentary of an 11th century reconstruction of Book VIII of Apollonius' Conics. Ph. D. thesis. Utrecht,
- 1993, The Arabic version of Euclid's On Division. In: M. Folkerts, J.P. Hogendijk (eds.): Vestigia Mathematica. Studies in medieval and early modern mathematics in honour of H.L.L. Busard., Amsterdam (Rodopi) , pp. 143-162
REIS, A. Estácio dos,
- 1985, Duas Notas sobre Astrolábios, Lisboa: CEHCA, 1985 (sep. 170).
- 1989, Astrolábios Portugueses Adquiridos em Nova Iorque, Oceanos, Lisboa: CNCDP, 1989, n. 2, 32-36.
- 1989, "Um Outro Tipo de Astrolábio Náutico", in Actas do Congresso Internacional Bartolomeu Dias e a sua Época, vol. II, Porto: Universidade do Porto - CNCDP, 1989, 329-340.
WATERS, David, The Sea-or Mariners Astrolabe, Revista da Faculdade de Ciências, vol. XXXIX (reed. Coimbra: AECA, 1966, sep. XV).
posted by Alexandre @ 19:14

E Deus tornou-se visivel...


As reacções não se fizeram esperar!


É evidente que, para quem já interiorizou e aceitou os actuais paradigmas, "E Deus tornou-se visível..." soa a blasfémia. Mas uma das mensagens que captei de Magueijo é, exactamente, que devemos aprender a pôr em causa os paradigmas, mesmo que venham de Einstein.
Evitarei entrar em diálogo aberto com outros blogs afins aos quais agradeço a atenção crítica; levo os seus comentários muito em conta no desenvolvimento deste blog. Não terei qualquer problema em admitir estar errado porque em ciência é mesmo assim. Podemos sempre provar que algo está errado. Inclusive os erros de lógica andam sempre à espreita e temos que lhes dar uma enorme atenção.
Em relação ao esclarecimento do autor de Em expansão Vertiginosa ao afirmar que é físico mas não especialista em Astronomia, Cosmologia ou Relatividade devo referir também que tenho umas bases de física e gosto de ler sobre os problemas cosmológicos e sobre filosofia; mas a minha profissão nada tem a ver com o que aqui escrevo. Talvez, por isso, não me sinta constrangido a dizer exactamente o que penso. A minha preferência vai para as questões fundamentais, tais como: O que será a luz? Onda, corpúsculo, corpúsculo-onda (o que é isso?), campo?
As ciências naturais são ciências indutivas. Será possível torná-las dedutivas? Este será um dos meus próximos temas, continuando, é claro, a falar também dos outros, nomeadamente da Cosmologia de Magueijo, de Einstein, etc.. Big-bang, sim ou não? Universo fechado e/ou aberto. Velocidade da luz e velocidade limite. Natureza do tempo, do espaço e da matéria. Unificação das forças. Mudança de escala. Etc..
11:04 AM H. Sousa

Em expansao vertiginosa


Universo finito/infinito e velocidade da luz

Relativamente ao post Velocidades superiores à da luz no vazio II
do E Deus tornou-se vísivel :
Diz-se a certa altura,

"Universo infinito é, portanto, incompatível com velocidade limite. Em sentido inverso, havendo velocidade limite, o Universo é, necessariamente, finito."

Não me parece. A transformação de Lorentz dá sempre velocidades relativas inferiores à da luz quer o universo seja finito ou infinito. Saber se o universo é finito (fechado) ou infinito (aberto) depende de se saber qual a massa do universo e a teoria aplicável é a Relatividade Geral e não a Relatividade Restrita. Este assunto é abordado no quinto capítulo, Esfinge Cosmológica, do livro do João Magueijo. Como aí é explicado o nosso universo parece ter de ser plano, infinito, mas na fronteira entre o universo aberto e o universo fechado. Um dos problemas cosmológicos que a teoria da velocidade da luz variável pode resolver é o problema da exigência de uma extraordinária precisão na expecificação das condições iniciais do universo (para que seja plano. Ver pags 108 a 109 da edição portuguesa). Se assim for é possível evitar o recurso a principios antrópicos como "tábua de salvação" ( o universo é como é porque se não fosse como é não existiriam seres inteligentes capazes de perguntar: como é o universo? ) .

Haveria muito para discutir, sobre estes temas, mas estou de partida para férias. Embora a Física seja a minha "profissão" sou apenas um aficionado e não um especialista, de Astronomia, Relatividade e Cosmologia.
Posted by luke 1:16 AM

Razao Impura


Velocidade da luz

Diz a certa altura E Deus tornou-se visivel :

Na hipótese de um Universo infinito, onde o movimento circular se vai ampliando sempre, a Terra, ou qualquer outro corpo, já teria atingido a velocidade limite no referencial absoluto, se esta velocidade existisse. Se já tivéssemos atingido a velocidade limite, estaríamos perante um paradoxo: "sabemos" que podemos aumentar de velocidade em todas as direcções do espaço. Universo infinito é, portanto, incompatível com velocidade limite. Em sentido inverso, havendo velocidade limite, o Universo é, necessariamente, finito.

Parece haver aqui um mal entendido. Se consideramos por hipotese um universo infinito não pode haver nele nenhum referencial absoluto, não o podemos considerar. A resposta para o paradoxo é apenas uma: relativamente a qualquer ponto do universo nada se pode mover mais rápido do que a luz, independentemente da sua finitude ou infinitude.

Poderemos perguntar: e então dois fotões deslocando-se na mesma direcção e em sentidos opostos? Um não vê o outro a deslocar-se mais rápido do que a luz?

Não, o outro fotão pertence ao seu passado, já não o pode ver. Como disse Einstein: "... o espaço-tempo não é necessáriamente algo a que possamos atribuir uma existência separada e independente dos objectos da realidade física. Objectos físicos não estão no espaço. Estes objectos são espacialmente estendidos. Assim o conceito de "espaço vazio" perde o seu significado."
posted by Antonio @ 23:32

domingo, julho 27, 2003

E Deus tornou-se visivel...


Velocidades superiores à da luz no vazio II

Não posso deixar de dar uma certa razão a Em Expansão Vertignosa ao considerar que se a interpretação das experiências Michelson-Morley for a de que a velocidade da luz não depende do sistema de referência, segue-se logicamente que ela é a velocidade limite no Universo. Mas isso é o que já aqui se tinha referido em post anterior: justificar a velocidade limite com a própria teoria da Relatividade Restrita.
Proponho o seguinte raciocínio independente:
Para os planetas, o Sol está, praticamente, parado no centro do Sistema Solar. Relativamente ao Sol "parado" a Terra gira a uma velocidade de cerca de 30 kilómetros por segundo! Mas o Sol, de facto, também gira em torno do núcleo da Via Láctea a uma velocidade de perto de 240 kilómetros por segundo! E a galáxia? É possível que, de igual modo, esteja animada de uma velocidade ainda superior em torno do centro do grupo de galáxias. Onde pára este rodopio? No infinito?
Na hipótese de um Universo infinito, onde o movimento circular se vai ampliando sempre, a Terra, ou qualquer outro corpo, já teria atingido a velocidade limite no referencial absoluto, se esta velocidade existisse. Se já tivéssemos atingido a velocidade limite, estaríamos perante um paradoxo: "sabemos" que podemos aumentar de velocidade em todas as direcções do espaço. Universo infinito é, portanto, incompatível com velocidade limite. Em sentido inverso, havendo velocidade limite, o Universo é, necessariamente, finito.
9:21 PM H. Sousa

Einstein...


CIÊNCIA E RELIGIÃO XIV

Embora já tenha afirmado que um conflito legítimo entre religião e ciência não deveria poder existir, devo, porém, fazer uma ressalva a esta afirmação em relação a um ponto essencial, relativamente ao conteúdo efectivo das religiões históricas. Esta ressalva tem a ver com o conceito de Deus. Durante o período juvenil da evolução espiritual da humanidade, a fantasia humana criou, à sua própria imagem, 'deuses' que, supostamente pelos seus actos de vontade, determinariam, ou, pelo menos, influenciariam o mundo dos fenómenos. O homem procurava alterar o humor desses deuses a seu favor, por meio da magia ou da prece. A ideia de Deus, nas religiões actualmente ensinadas, é uma sublimação dessa antiga concepção dos deuses. O seu carácter antropomórfico revela-se, por exemplo, no facto de os homens recorrerem ao Ser Divino em preces, suplicando a realização dos seus desejos.
Posted by: Henrique / 9:07 PM

Naufragios


Pescadores, monges, soldados e naufrágios: a arqueologia das Berlengas

As Berlengas são um arquipélago localizado a cerca de 6 milhas de Peniche, formando três grupos de ilhéus que englobam a Berlenga Grande e os seus recifes adjacentes, as Estelas e os Farilhões.

As ilhas integram a Rede Nacional de Áreas Protegidas, constituindo Reserva Natural desde 1981. Mas o arquipélago não é só um lugar inóspito onde habitam apenas algumas espécies animais e vegetais. É também um lugar com história tendo sido óbvio ponto de paragem e de abrigo desde a mais remota antiguidade, cenário obrigatório da lendária rota das Cassiterides, cuja tradição remonta à Idade do Bronze - segundo alguns historiadores, teria até havido na ilha um santuário fenício dedicado a Baal-Melkart.

A época romana

Apesar dos mitos sobre a perigosidade da navegação para além do Estreito de Gibraltar, está implícita nos testemunhos dos geógrafos e historiadores da Antiguidade a evidência de uma navegação de rotina ao longo da costa atlântica da Península Ibérica tanto mais que as excelentes qualidades náuticas dos navios de tradição mediterrânica da época romana - designadamente dos próprios navios de carga de grande tonelagem - permitiam-lhes remontar ao vento, bolinando em condições que os levavam a navegar, vindos do Mediterrâneo, para além do cabo de São Vicente.

Esta capacidade é mesmo atestada pelo facto curioso que coloca Júlio César a desembarcar nas proximidades das Berlengas. Com efeito, no ano de 61 a.C., César teria, em perseguição de um contigente de lusitanos da Serra da Estrela, acampado ao largo de uma ilha onde estes finalmente se refugiaram. Uma primeira tentativa de invasão da ilha, através de balsas artesanais construídas pelo exército romano, falhou redondamente e apenas Publio Escevio líder da expedição, escapou à matança infligida pelos lusitanos entrincheirados na ilha. Perante o desastre, César mandou vir de Cádiz uma frota de algumas dezenas de navios mercantes que embarcaram, em finais de Agosto, os cerca de 18 mil soldados do então Governador da Hispania Ulterior. Desembarcados na ilha, os romanos submeteram, sem travar combate, os revoltosos acossados pela falta de víveres. Resta a dúvida sobre se a ilha em causa seria as Berlengas ou a própria Peniche, na altura ainda separada do continente, embora a maioria dos investigadores se incline mais para a primeira hipótese.

Testemunho irrefutável da presença romana, o mar das Berlengas apresenta actualmente o maior conjunto, proveniente do meio marítimo português, de ânforas conhecido - no que tem, aliás, um complemento imediato nos achados de cepos de âncora em chumbo.

Com efeito, entre 1984 e 1988 foram recuperadas cerca de uma dúzia de ânforas romanas, a sudeste do Carreiro do Mosteiro e a cerca de 23 metros de profundidade. Destas salientamos duas ânforas do tipo Dressel 1, a típica ânfora vinária itálica datável de cerca 130 a.C., bem como algumas Lusitanas - tipos 2 e 4 - de envase de produtos piscícolas, compreendidas entre a primeira metade do século I e os finais do século II e deste até aos finais do século V, respectivamente. Em todo o caso, o tipo Haltern 70 – datável de um período compreendido entre os meados do século I a.C. e os meados do século seguinte - surge como o mais bem representado, correspondendo a cerca de 50% das ânforas registadas.

Complementarmente aos achados de ânforas, foi localizada uma vintena de cepos de âncora em chumbo - habitualmente atribuídos à época romana quando, na realidade, se considera hoje que a sua utilização se terá generalizado a partir do século IV a.C. – a maioria dos quais recuperadas de uma zona, ao largo, definida pela área compreendida entre o Carreiro do Mosteiro, a Fortaleza, o Melreu e a enseada de Flandres.
Alguns destes cepos apresentam motivos decorativos, nomeadamente ossinhos em relevo em duas faces alternadas dos braços - alinhados no lance da sorte representam o talus, o jogo mais popular da Antiguidade, com um significado augural e auspicioso - e golfinhos – protectores dos navegantes e salvadores dos náufragos, símbolo por excelência da navegação tranquila.

Curiosamente, um dos grandes cepos recuperados na Berlenga possuía ainda alguns fragmentos da alma de madeira, o que permitiu determinar por radiocarbono o período da sua manufactura. A sua datação – compreendida entre os finais do século V e o início do século IV a.C. – faz com que este cepo pré-romano seja o mais antigo cepo de âncora conhecido de toda a Antiguidade podendo mesmo fazer recuar a data em que se pensava ter ocorrido a generalização do uso de cepos em chumbo no Mediterrâneo.

O período moderno

Que a ilha era escalada frequentemente por marinheiro, não restam dúvidas, tanto mais que, no ano de 1513, os Monges da Ordem de São Jerónimo criaram na ilha - por proposta de Frei Gabriel à sua confessada, a rainha Dona Maria, esposa de Dom Manuel - o Mosteiro das Berlengas, com invocação de Nossa Senhora da Misericórdia. O Mosteiro foi fundado pela lembrança que a rainha teve de que aqueles monges poderiam ser úteis aos navegantes quando estes ali desembarcavam, não só por acharem quem lhes pudesse administrar os sacramentos mas também para poderem ouvir os ofícios divinos.

Pouco tempo se conservaram na ilha os monges. Entre os motivos apontados para a curta permanência da ordem, encontrava-se não só a escassez de alimentos – por a terra produzir pouco e o mar ser muito bravo, estando muitas vezes privados de quem os abastecesse – mas também por, repetidas vezes, a ilha ser acometida por piratas barbarescos e turcos. Mesmo descontando estas ocorrências singulares, os frades morriam amiúde “com doenças, sem terem que os curasse e caindo pelos rochedos” - curiosamente, os testemunhos orais que davam como certa a existência de despojos humanos associados ao local de implantação do Mosteiro, puderam ser confirmados o ano passado com a recolha de materiais osteológicos humanos descontextualizados.

Não se sabe ao certo em que ano foi o Mosteiro abandonado mas julga-se que foi em 1545, ano em que os doze frades das Berlengas se passaram para Vale Benfeito, no continente. Deixado ao abandono, o Mosteiro caiu em ruínas, sendo a sua cantaria do utilizada mais tarde na construção da fortaleza de São João Baptista
Esta primeira tentativa de ocupação permanente da ilha poderá ter tido antecedentes com a construção, em 1502 e também por iniciativa de D. Manuel, de uma fortaleza. Esta fortaleza, aparentemente mandada reparar mais tarde por D. Sebastião, não terá assumido grande porte já que, com o incremento das incursões de piratas argelinos comandados por renegados europeus, pelo Atlântico dentro, Filipe II de Espanha ordenou a construção de novas fortalezas costeiras, entre as quais se contava uma na ilha das Berlengas. Aparentemente, a sua construção foi demorada, já que 14 anos após a Restauração, os mesmos piratas derrubaram a tiros de bombarda as muralhas ainda incompletas existentes na ilha.

Em todo o caso, só com D. João IV se terá dado à tarefa a importância devida, com a ida à ilha de João Rodrigues de Sá em 1651. A construção, realizada pelo engenheiro régio Mateus do Couto, desenvolveu-se sobre um ilhéu - ligado à ilha por uma ponte em alvenaria, sobre arcadas - havendo ainda lugar à construção de um pequeno ancoradouro, do lado norte. A planta é octogonal irregular, com as casamatas adossadas à muralha exterior, virada a terra, e com o paiol localizado no corpo prismático central.

Sentinela isolada e solitária, a sua grande hora chegou em 1666, quando quinze navios de uma armada espanhola, sob o comando do almirante D. Diogo de Ibarra, procuraram conquistar a fortaleza e apossar-se das Berlengas, no propósito de interceptar a frota francesa que trazia para Portugal a noiva de D. Afonso VI, D. Maria Francisca Isabel de Sabóia.

Após dois dias de combate, os 22 soldados portugueses comandados pelo cabo António Avelar Pessoa, tinham morto cerca de 500 espanhóis, afundado um navio e danificado seriamente outros dois. Quando os portugueses ficaram sem munições e sem comida, Ibarra conquistou a ilha e mandou destruir o forte. Face ao valor estratégico da Fortaleza, novas obras de beneficiação foram empreendidas, sob a direcção do Marquês da Fronteira, sendo concluídas em 1678. A fortaleza serviu mais tarde como local de desterro e também como pouso secreto de sabotadores ingleses durante as invasões napoleónicas. Descobertos, os franceses ripostaram, novamente arruinando o edifício, tendo Dom João VI ordenado a sua reconstrução em 1822. Em 1833, a fortaleza foi ocupada, sem grande resistência, pelas tropas liberais, que fizeram dela o ponto de apoio para a conquista da cidadela de Peniche.

O potencial arqueológica do arquipélago

À semelhança do que ocorre com a ilha do Pessegueiro - em que escavações arqueológicas mostraram uma ocupação romana compreendida entre os séculos I e IV d.C. - é de supor que um território deste tipo, a uma distância confortável da costa e rica em recursos naturais, tenha atraído pescadores que se estabeleceram na ilha de uma forma mais ou menos permanente, à semelhança do que ocorre hoje em dia. Com efeito, na escavação arqueológica conduzida no ano passado pelas arqueólogas Jacinta Bugalhão e Sandra Lourenço, do Instituto Português de Arqueologia, foram encontrados, não só vestígios do Mosteiro, como também - e algo surpreendentemente - materiais arqueológicos romanos, em quantidade, qualidade e diversidade tipológica e cronológica (República, Alto e Baixo Império) que sugerem uma ocupação, se não continuada no tempo, pelo menos frequente. A presença de material de construção, nomeadamente tegulae, poderá indiciar a existência de estruturas construídas no local, em cota mais elevada, preservadas ou não.
Já no que respeita a achados subaquáticos - para além das bocas de fogo assinaladas junto à fortaleza e a um esplêndido berço em bronze de tipologia manuelina, recuperado em 1982 e a 25 metros de profundidade por uma equipa do Museu do Mar de Cascais – destacam-se os vestígios da Antiguidade, nomeadamente ânforas e cepos.

Não é possível estabelecer com segurança as razões das perdas dos cepos descobertos nas Berlengas, tanto mais que a maioria dos fundos onde os achados se verificaram não é de molde a justificar, aparentemente, perdas por prisão ou retenção. Naturalmente, nestas condições, a hipóteses de provirem de naufrágios parece aliciante, mas até à data nenhuma evidência arqueológica permite ainda fundamentar esta hipótese.

Quanto às ânforas – que, enquanto carga de barcos nos permitem aferir cronologias por associação entre vários tipos e variantes de ânforas ou com outros materiais datáveis, assim como rotas de tráfico marítimo - estão muito longe de ter a importância de que à primeira vista se poderia pensar. Com efeito, trata-se de materiais de associação duvidosa e até mesmo de localização imprecisa, numa disposição consistente com existência de um fundeadouro milenar.

Por outro lado, se esta relativamente “elevada” taxa de localização de ânforas e cepos de chumbo é justificável por a Berlenga ser uma das áreas do país mais frequentada por mergulhadores amadores – facto naturalmente propício a uma maior frequência de descobertas - isso não impede que seja colocada a hipótese de se estar em presença de vestígios de naufrágios. Tal hipótese poderá ser corroborada pelo facto de existir, percentualmente, uma grande concentração de ânforas do tipo Haltern 70 a indiciar um naufrágio datável de cerca do século I a.C. e até por terem existido cepos muito próximos uns dos outros, nas proximidades dos quais foram achados fragmentos de cerâmica.

Mas, mais uma vez, esta hipótese perde consistência pela até não verificação da existência de madeirame e pela dispersão dos achados, o que parece apontar para que as Berlengas tenham sido, antes como agora, uma concorrida zona de abrigo, de escala e de espera de condições de navegação propícias, para além de, como é óbvio, haver ainda uma zona de ancoradouro no apoio ao povoado insular.

O que não quer dizer que não existam mais naufrágios, para além dos referenciados neste artigo. Estamos em crer que o potencial arqueológico desta ilhas é imenso. Para tal contribuem as boas condições de preservação dos fundos arenosos, a relativa profundidade, a navigabilidade perigosa destas paragens – se em pleno século XX, ocorreram tantos naufrágios, por força maior ocorreriam muitos mais nos séculos antecedentes – e o relativo desconhecimento dos fundos em volta. Quem sabe que surpresas nos reservará o próximo mergulho nas Berlengas?

Para saber mais:

ALVES, F. et al (1989) Os cepos de âncora em chumbo descobertos em águas portuguesas – contribuição para uma reflexão sobre a navegação ao longo da costa atlântica da Península Ibérica na Antiguidade. In O Arqueólogo Português, série IV. Vol. 6/7.
ALVES, F. (1994) Os dois cepos de âncora em chumbo pré-romanos da ilha Berlenga. Relatório. Lisboa: Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática
BANDEIRA, L. (1984) “Berço Manuelino” recuperado ao largo das Berlengas. In Série Arqueológica, vol. 1, Museu do Mar. Cascais: Câmara Municipal de Cascais.
BUGALHÃO, J. & LOURENÇO, S. (2001) Ilha da Berlenga, Bairro dos Pescadores: relatório dos trabalhos arqueológicos. Relatório interno. Lisboa: Instituto Português de Arqueologia
DIOGO, A. (1999) Ânforas provenientes de achados marítimos na costa portuguesa. In Revista Portuguesa de Arqueologia, 2:1. Lisboa: Instituto Português de Arqueologia.
FERREIRO LOPEZ, M. (1988) La campaña militar de Cesar en el año 61. In MENAUT, G. ed., Actas del 1º Congreso Peninsular de Historia Antigua. Santiago de Compostela: Universidad de Santiago de Compostela.
SANTOS, J. (1994) As Berlengas e os Piratas. Lisboa: Academia de Marinha
TRINDADE, J. (1985) Memórias Históricas. Lisboa: INCM/Câmara Municipal de Óbidos.
posted by Alexandre @ 14:08

a formiga de langton


Quem monta o Lego ?!

A caminhada, dos sistemas hierárquicos para os sistemas distríbuidos, em paralelo com a de um "olhar" reducionista TOP-DOWN para um outro oposto, BOTTOM-UP, tem-se vindo a verificar recentemente um pouco por todos os ramos da ciência, sobretudo nas ciências da computação (sendo particularmente evidente na Computação Bio-Inspirada). A "ruptura" tornou-se particularmente evidente, após a introdução em meados da década de 60, inicio da década de 70, por Langton, entre outros, da área de Vida Artificial (segue um livro de divulgação possível, entre tantos outros). Paradígmas computacionais como a Computação Evolutiva (Algoritmos Genéticos, Estratégias de Evolução, etc) deram o mote (antes mesmo das Redes Neuronais Artificiais RNA, terem provado conseguir mapear a simples função lógica XOR !), mas seguiram-se em força as próprias RNA (a partir de 1986 com os trabalhos de Rumelhart provando que com o perceptrão seria finalmente possível mapear XOR), os Autómatos Celulares, as Redes Celulares, bem como mais recentemente a Computação Granular, os Sistemas Imunes Artificiais, os algoritmos Meméticos, a Inteligência de Enxame, entre outros pertinentes exemplos (ver links e refs. de post anteriores). Tal como sugerido por Langton, o conceito fundamental da Vida Artificial é o do comportamento emergente; [...] Natural life emerges out of the organised interactions of a great number of nonliving molecules, with no global controller responsible for the behaviour of every part. Rather, every part is a behaviour itself, and life is the behaviour that emerges from out of all of the local interactions among individual behaviours. It is this bottom-up, distributed local determination that aLife employs in its primary methodological approach to the generation of lifelike behaviours [...]. Apesar do pioneirismo de cerca de 30-35 anos, é contudo num livro do ano transacto que podemos encontrar uma das mais sintéticas e notáveis passagens, descrevendo o novo "olhar", quer pela sua simplicidade e beleza, quer pela sua grandeza em perspectiva e rigor histórico. Segue então assim:

[...] Have you haver seen a child take apart a favorite toy? Did you then see the little one cry after realizing he could not pull all the pieces back together again? Well, here is a secret that never makes the headlines: We have taken apart the universe and have no idea how to put it back together. After spending trillions of research dollars to disassemble nature in the last century, we are just now acknowledging that we have no clue how to continue - except to take it apart further. Reductionism was the driving force behind much of the twentieth century's scientific research. To comprehend nature, it tell us, we first must decipher its components. The assumption is that once we understand the parts, it will be easy to grasp the whole (seria assim se o mundo real fosse linear em comportamento !). Divide and conquer; the devil is in the details. Therefore, for decades we have been forced to see the world through its constituents. We have been trained to study atoms and superstrings to understand the universe; molecules to comprehend life; individual genes to understand complex human behavior; prophets to see the origins of fads and religions. Now we are close to knowing just about everything there is to know about the pieces. But we are as far as we have ever been from understanding nature as a whole. Indeed, the reassembly turned out to be much harder than scientists anticipated. The reason is simple: Riding reductionism, we run into the hard wall of complexity. We have learned that nature is not a well-designed puzzle with only one way to put it back together. In complex systems the components can fit in so many different ways that it would take billions of years for us to try them all. Yet nature assembles the pieces with a grace and precision honed over millions of years. It does so by exploiting the all-encompassing laws of self-organization, whose roots are still largely a mystery to us. Today we increasingly recognize that nothing happens in isolation. Most events and phenomena are connected, caused by, and interacting with a huge number of other pieces of a complex universal puzzle. We have come to see that we live in a small world, where everything is linked to everything else. We are witnessing a revolution in the making as scientists from all different disciplines discover that complexity has a strict architecture [...].

As palavras são de Albert-László Barabási, em "Linked", Perseus Publishing 2002. Resta saber portanto, quem monta o Lego e como ?! Mas pistas por aqui não faltam, apesar do caminho ser árduo. E ás vezes, passando uma só hora a brincar com um bébé, ganha-se um dia inteiro de laboratório !
posted by AntColony @ 2:14 AM

Razao Impura


Canibalismo

Deu esta noite no canal Odisseia um documentário muito interessante sobre o canibalismo de macacos novos em comunidades de chimpanzés. As imagens são arrepiantes e chocantes em face da parecença destes nossos antepassados mais próximos na fisionomia e no comportamento. Mas o fenómeno não é meramente casual como se julgava, pensava-se que era apenas uma manifestação de loucura ocasional. A antropóloga Jane Goodall, responsável por um dos estudos, relata que numa das comunidades que tinham acompanhado, dos 11 nascidos em 4 anos, apenas um sobrevivera ao canibalismo tanto dos machos mais velhos como das próprias fêmeas. Aparte algumas explicações mais ou menos elaboradas, alimentares, territoriais, sociais e genéticas, os antrópologos que participaram nas observações e nos estudos não conseguiram ainda construir uma teoria comprovada sobre o assunto remetendo-o para futuros estudos. O unico comentário razoável que podemos ver no fim do filme, é o da perplexidade perante a profunda agressividade inata que se esconde no fundo do nosso ser animal. Num fenómeno como este, terrívelmente evidente, somos de imediato tentados a atribuir-lhe qualquer razão metafísica. Curiosamente não há como a ciência para explicá-la. Os macacos não a têm.

Os mais interessados podem visitar: Jane Goodall Institute
posted by Antonio @ 01:33

Em expansao vertiginosa


Marte próximo da Terra

Marte vai ter, na madrugada de 27 de Agosto, a sua maior aproximação à Terra dos últimos 60000 anos .
As orbitas dos planetas à volta do Sol são elipses. A orbita da Terra é quase, quase circular. Assim a distância da Terra ao Sol varia ao longo do ano de apenas dois por cento enquanto que sendo a orbita de Marte menos circular (mais excêntrica), a sua distância ao sol varia 9% ao longo de um ano de Marte. Marte está mais afastado do Sol e demora 687 dias terrestres para percorrer a sua órbita. Neste momento Marte e Terra estão do mesmo lado do Sol o que torna este planeta visível. De 26 em 26 meses Marte e Terra estão em oposição ou seja Sol, Marte e Terra estão sobre uma linha recta do mesmo lado do Sol. A próxima oposição vai ocorrer a 27 de Agosto deste ano (ver o artigo em www.space.com ).

Como a oposição se pode dar com a Terra e Marte em qualquer posição ao longo das suas orbitas a distância em oposição pode variar muito. A maior aproximação ocorre quando a Terra está próxima do afélio (mais longe do Sol) e Marte mais próximo do periélio (mais perto do sol). Como a orbita de Marte é mais excentrica que a da Terra é mais importante, para que a aproximação seja maior, que a oposição se dê próximo do periélio de Marte.

Como se vê na imagem seguinte a oposição está prestes a ocorrer. A 27 de Agosto a distância entre os planetas será então de 55758006 Km (55,76 milhões de Km)
A seguinte imagem retirada do Jet-Propulsion Laboratory da NASA é actualizada de 10 em 10 minutos.
(...)
Posted by luke 10:46 PM

Nota: As imagens encontram-se no blogue Em expansao vertiginosa, e o post não acaba por aqui...

sábado, julho 26, 2003

a formiga de langton


Erdös + Ciência + PT-blogoFRACTALândia = ?!

(...)
Aliás, o que estás a fazer é simplesmente a baixar o número de Erdös, entre todos nós, algo com que a PT-blogoFRACTALândia só tem a ganhar. E se ela ganhar, todo o país ganhará. Força, AntColony.
posted by AntColony @ 12:52 AM

E Deus tornou-se visivel...


Breve notícia

Já se encontra à venda, desde Junho passado, o livro de Einstein que tanto fascinou Magueijo - O Significado da Relatividade. Tradução e Introdução do Prof. Dr. Mário Silva. Editora: Gradiva, Lisboa.
3:13 AM H. Sousa

Razao Impura


Inteligência sem lugar

A formiga de langton refere a certo passo que:

Na IA (Inteligência Artificial) que dela surge, reconheçe-se imediatamente um novo carácter: o seu lado massivamente distribuído por oposição a um comportamento pré-programado, simbólico e centralizado. ?Algo? vivo e inteligente que está em todos os lugares e não está em lugar nenhum. Uma ?coisa? inteligente, que vive na e da descentralização.

A propósito da chamada Swarm Intelligence aconselho a leitura de um livro relativamente recente com o mesmo titulo de James Kennedy e Russel Eberhart, que traça nos primeiros capitulos uma paisagem da temática da vida artificial e da sua inteligência. O livro está muito bem estruturado, sem no entanto na minha opinião fugir ao problema central da Inteligência Artificial que é o da procura. Da solução óptima entenda-se.

O paradigma é muito original e aponta para este problema uma solução quase líquida. O adjectivo não é casual. De facto a melhor imagem que imagino para o algoritmo é a de um líquido viscoso e simultaneamente inteligente, pensemos no mercúrio líquido, que deabula no espaço das soluções há procura de uma solução cada vez melhor. A melhor solução está no vale mais profundo. Aquele em que a função de fitness ao objectivo é maximizada.

A dificuldade nos problemas de optimização é que muito frequentemente, dada a proliferação de variáveis em jogo, existem milhentas soluções quasi-óptimas para um determinado problema. Muitos algoritmos recorrem a força bruta, alguns com uma ou outra heuristica, para optimizarem os seus objectivos. Nas redes neuronais a procura é descentralizada há semelhança dos enxames e depende das sua própria aprendizagem do problema. Nos enxames julgo que não existe uma memória, mas uma ténue ligação entre os individuos que o constituiem por forma a que a solução óptima é aquela que na globalidade é a melhor para todos. Dada a colaboração não formalizada entre agentes é uma solução optimizada em acidentados espaços de procura e de rápido alcance.

Trata-se de um método, no seguimento do paradigma da redes neuronais, que vem a aproximar cada vez mais as ciências do artificial da intuitiva noção de funcionamento do nosso próprio organismo. Células a colaborar e a competir com células, sistemas reguladores, homeostasia, neurónios, axónios, denditres e afins. É o tema central de um livro que saiu se não erro no ano passado, de um autor português, onde podemos recolher sábias noções sobre este problema e numa forma mais geral sobre a àrea emergente da teorização sobre os sistemas. Chama-se Dos Sistemas Centrados aos Sistemas Acentrados e é de António Machuco Rosa. Tem pano para mangas de discussão.
posted by Antonio @ 02:55

E Deus tornou-se visivel...


Velocidades superiores à da luz no vazio

Começo hoje a responder ao post de Em Expansão Vertiginosa de 24/7.

Pareceu-me pertinente chamar a atenção que a hipotese (verificada experimentalmente) de observadores em movimento relativo uniforme medirem para a luz uma velocidade constante, independentemente da sua velocidade relativa, tem como consequência imediata que não se podem medir velocidades superiores à velocidade da luz e que portanto não existem fenómenos que correspondam a velocidades de propagação superiores à velocidade da luz:

É óbvio que, se as hipóteses de que Einstein partiu para o desenvolvimento da Relatividade Restrita são verdadeiras, o resto que se lhe segue (o desenvolvimento matemático) também é. Se, além disso, as conclusões da teoria forem falseáveis, tanto melhor. Apenas as hipóteses de partida podem, eventualmente, ser revistas por não sabermos qual a verdadeira natureza da luz. O conhecimento da verdadeira natureza da luz ajudar-nos-ia a compreender melhor o mecanismo da propagação. Veja-se o exemplo do som. Sabemos que o som se propaga por vibração das partículas constituintes do meio onde se dá a propagação.

Até 1900 ninguém duvidava que a luz, tal como o som, se propagaria num meio, o éter - se a luz consiste em vibrações, tem que haver alguma coisa que vibra. Este éter teria que encher por completo o Universo e constituiria um referencial absoluto em relação ao qual a velocidade de qualquer corpo se poderia definir em termos absolutos e não relativos como geralmente se faz. É impossível inferir da existência de um referencial absoluto pelas leis da mecânica de Galileu e Newton. Será isto possível através do electromagnetismo (ou da óptica já que a luz é também uma manifestação do electromagnetismo)?

A verificação experimental referida no post são as experiências Michelson-Morley? O que são as referidas experiências? Numa descrição simplificada, mede-se a velocidade da luz em duas direcções perpendiculares - uma que corresponde à direcção do movimento da Terra em torno do Sol e outra que é perpendicular a esta. Se estas duas velocidades diferissem, o aparato experimental seria capaz de detectar a diferença. Em nenhuma destas experiências se conseguiu detectar diferenças. Isto significa que estas experiências também não conseguem inferir da existência de um referencial absoluto (o éter por hipótese). E se, por coincidência, a Terra estiver parada no referencial absoluto tal como afirmava Ptolomeu? Muito pouco provável. Porém, não devemos ignorar que houve diversas tentativas de interpretação do resultado negativo das experiências de Michelson-Morley. Numa delas, devida a Lorentz e Fitzgerald, diz-se que a esperada diferença era compensada pela contracção do espaço no sentido do movimento da Terra.

Nisto tudo, embora a minha resposta não acabe aqui (ela continuará ao longo dos próximos posts, mesmo que não me refira concretamente a ela), fico estupefacto pelo facto de a Natureza nos ocultar a verdade sobre o nosso estado de movimento absoluto.
2:21 AM H. Sousa

sexta-feira, julho 25, 2003

Apresentação:

Queria apresentar-me com sendo um dos autores do blogue, Follow the White Rabbit. Neste novo blogue gostava de postar todas as referências que encontrar sobre Ciência na blogosfera portuguesa, para tal, preciso da compreensão de alguns bloguers. Os posts a incluir neste blogue serão apenas de carácter científico, mesmo que se encontrem em blogues que não sejam sobre Ciência. E o contrário também poderá acontecer, se os posts não forem de conteúdo científico, mesmo que se encontrem em blogues de Ciência, não serão postados.